• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e ABC promovem capacitação sobre liderança feminina



14.07.2022


Atividade faz parte de programa de cooperação entre agências que tem como foco a promoção da perspectiva de igualdade entre homens e mulheres na cooperação Sul-Sul; treinamento foi o primeiro de uma série prevista para o segundo semestre de 2022

 

ONU Mulheres e ABC promovem capacitação sobre liderança feminina/igualdade de genero geracao igualdade

Treinamento foi ministrado por consultoras da África do Sul e, além da participação de equipe presencialmente na ABC, também contou com participantes online (Foto: ONU Mulheres Brasil / Livia Salles)

 

Funcionárias de diferentes áreas e níveis hierárquicos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) participaram, na última quinta-feira (7), de um workshop sobre liderança. A atividade, que terá mais duas turmas similares no mês de julho, faz parte de projeto conjunto entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres que tem como objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres em iniciativas de cooperação no Sul global.

Durante o treinamento “Mulheres na liderança”, as participantes puderam saber mais sobre inteligência de gênero e interseccionalidade, liderança inclusiva e desenvolvimento de capacidades. Também puderam conhecer exemplos e compartilhar experiências sobre o tema. Levantamento prévio realizado com as inscritas no treinamento mostrou que 85% delas desejavam alcançar algum cargo de liderança na carreira.

 

ONU Mulheres e ABC promovem capacitação sobre liderança feminina/igualdade de genero geracao igualdade

Parte da equipe da ABC que participou de treinamento sobre mulheres na liderança (Foto: Reprodução)

 

Sobre a parceria – Desde 2012, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres têm assinado um termo de parceria com o objetivo de integrar a perspectiva de igualdade entre homens e mulheres nos projetos triangulares e de cooperação Sul-Sul liderados pelo Brasil.  Dentro dessa parceria, em 2018 as organizações iniciaram um projeto que busca, por meio da ação conjunta, dois resultados principais. O primeiro é que a ABC elabore, implemente e monitore planos e ferramentas para promoção dos direitos das mulheres em ações internas e para transversalização em projetos de cooperação Sul-Sul. O segundo é que o Brasil e países parceiros tenham capacidades institucionais e governamentais fortalecidas para implementação de normas e compromissos internacionais de direitos das mulheres.

Com o decreto de pandemia de COVID-19, as ações do projeto foram adaptadas e, no segundo semestre de 2022, elas voltam na modalidade híbrida – on-line e presencial. O treinamento “Mulheres na liderança” foi a primeira dessas atividades. Para alcançar o maior número possível de funcionárias da ABC, ele será oferecido em outras duas turmas durante o mês de julho.

As atividades do semestre com funcionárias e funcionários da ABC  também incluem duas oficinas (Transversalização de gênero e Papel das mulheres nas estratégias nacionais de desenvolvimento) e um curso sobre a metodologia de Gestão Baseada em Resultados, incorporando a perspectiva da promoção da igualdade entre homens e mulheres.