• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres lança materiais com diretrizes para inclusão de mulheres e meninas na resposta à pandemia de COVID-19



02.12.2020


Acesse aqui os materiais: Informe 1 | Informe 2 | Informe 3

 

Desde o início da pandemia de COVID-19, a ONU Mulheres Brasil tem realizado esforços para coletar e sistematizar dados e recomendações sensíveis a gênero, raça e etnia, com o objetivo de fortalecer a resposta para o enfrentamento da crise levando em conta os impactos específicos sobre meninas e mulheres. Em dezembro de 2020, a ONU Mulheres compartilha com o público dois tipos de produtos de conhecimento: informes e boletins temáticos.

Os informes (“briefs”) fornecem uma visão geral de um tema específico, visando principalmente chamar atenção para um problema ou destacar tendências. O primeiro informe trata dos impactos da crise sobre mulheres indígenas. A segunda publicação apresenta as consequências da pandemia para mulheres negras e quilombolas, enquanto o terceiro informe aborda os efeitos da Covid-19 nas candidaturas de mulheres nas eleições municipais de 2020. Já os boletins temáticos são mais longos, semelhantes aos tradicionais “Policy Briefs” da ONU Mulheres. Eles sintetizam resultados de pesquisas, análises e recomendações de políticas de enfrentamento da crise causada pela pandemia com perspectiva da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Voltado sobretudo a gestores e gestoras públicas, os boletins discutem estruturas normativas, conceitos, boas práticas e desafios, oferecendo orientação prática sobre como abordar essas questões por meio de programas e políticas públicas.

Produção qualificada de conhecimento – Os produtos de conhecimento produzidos pela ONU Mulheres são conteúdos informativos que consolidam o conhecimento existente a respeito de um tópico, disponibilizando diretamente informação e dados confiáveis às partes interessadas. A produção qualificada de conhecimento é uma peça central para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Plataforma de Ação de Pequim e o Plano de Ação de Durban, entre outras normas globais.

Como autoridade global em igualdade de gênero e empoderamento de mulheres, a ONU Mulheres realiza pesquisas de ponta com o objetivo de contribuir para o debate e subsidiar agentes políticos e políticas na garantia dos direitos humanos. Ao desenvolver os produtos de conhecimento, a ONU Mulheres apoia também a sociedade civil e gestores e gestoras governamentais a elaborar projetos, leis e estratégias que possam fortalecer suas capacidades para concretizar ações de equidade de gênero. Para tanto, são empregados dados oficiais e conhecimento acumulado das parcerias da ONU Mulheres. Assim, podemos nos adiantar em indicar temas e tendências para orientar avanços normativos, monitorar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolver estratégias efetivas de incidência política e aprimorar a programação de programas sensíveis a gênero.