• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Último dia da 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW)



17.03.2023


Maior inclusão digital das mulheres e a redução das disparidades de gênero nas áreas de ciência e tecnologia fazem parte das questões tratadas pela 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), que termina nesta sexta (17/3).   

Último dia da 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW)/onu mulheres igualdade de genero governanca e participacao politica direitosdasmulheres

Cenas da celebração do Dia Internacional da Mulher 2023 sobre o tema “DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”. Foto: ONU Mulheres/Catianne Tijerina

Na América Latina e no Caribe, 32% da população – cerca de 244 milhões de pessoas – não têm acesso à Internet. Do total, 46 milhões vivem em áreas rurais, informa o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Microsoft em 2020. 

No evento de celebração do Dia Internacional das Mulheres (cuja gravação está disponível aqui), o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou que é necessário garantir que as mulheres e meninas possam “contribuir para o acervo mundial do conhecimento através da ciência e das tecnologias”. 

Dados da ONU Mulheres revelam que, no mundo inteiro, apenas 22% dos/as trabalhadores/as em Inteligência Artificial (IA) são mulheres. Uma análise global de 133 sistemas de IA em todos os setores revelou que 44,2% demonstram preconceito baseado em gênero.   

As evidências mostram que a revolução digital também apresenta o risco de perpetuar os padrões existentes de desigualdade de gênero e as formas interseccionais de discriminação enfrentadas por milhões de mulheres. 

No Brasil, temos dados que mostram que alguns grupos de mulheres estão mais expostos a riscos de exclusão e violência online, como mulheres e meninas negras, indígenas, defensoras dos direitos humanos, ativistas jovens, lésbicas, bissexuais e transexuais e ativistas intersexuais e membros de grupos sujeitos a discriminações múltiplas ou agravadas. 

Nesta #CSW67, centenas de pessoas participaram em plenárias ministeriais e eventos paralelos no que é considerado o maior encontro anual sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. 

A comissão agora adotará programas de trabalho, avaliará os progressos alcançados e fará recomendações para acelerar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim para o empoderamento das mulheres. 

#DiaInternacionalDasMulheres #8M #IWD2023 #CSW67 #PowerON  #OBrasilDasMulheres  #VemComAONU #GeraçãoIgualdade