Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária (WPS-HA)

O que é o Pacto WPS-HA?

Enquanto o mundo continua atolado em conflitos e necessidades humanitárias causados pela violência, mudança climática, desastres naturais e pandemias, entre outros, o Pacto WPS-HA reúne as principais apoiadoras e apoiadores, e defensoras e defensores das agendas de WPS (Mulheres, Paz e Segurança) e HA (Ação Humanitária) para se concentrar no monitoramento e responsabilidade, coordenação e financiamento para implementar compromissos de ação humanitária e proteção das mulheres. O Pacto WPS-HA aproveitará a extensa estrutura existente sobre WPS (Mulheres, Paz e Segurança) e HA (Ação Humanitária), e os mecanismos institucionais e de coordenação de acompanhamento, em uma parceria inovadora, global e de múltiplas partes interessadas que inclui governos, sociedade civil (incluindo aqueles grupos que representam jovens mulheres construtoras da paz e mulheres jovens afetadas por crises), organizações internacionais e regionais, academia e setor privado para:

  • catalisar o progresso acelerado na implementação das agendas WPS-HA,
  • estimular conversas globais e locais intersetoriais entre as gerações,
  • impulsionar o aumento do investimento público e privado,
  • entregar resultados concretos para meninas e mulheres em contextos de conflito e crise.

 

O Processo de Liderança da Geração Igualdade

Com base em um conjunto robusto de padrões normativos globais, princípios de direitos humanos, pesquisa e consulta com grupos feministas internacionais, organizações ativistas de base, governos e outras parcerias, o Pacto WPS-HA mobilizará ações em cinco áreas prioritárias críticas:

A.         Financiar a agenda de Mulheres, Paz e Segurança e igualdade de gênero na programação humanitária

B.         Participação significativa das mulheres nos processos de paz

C.         Segurança econômica das mulheres, acesso a recursos e outros serviços essenciais

D.         Liderança de mulheres nos setores de paz, segurança e humanitário

E.         Proteção das mulheres em contextos de conflito e crise, incluindo mulheres defensoras dos direitos humanos

Além disso, o Pacto WPS-HA continuará a trabalhar em colaboração com as seis Coalizões de Ação para garantir sinergia.

O Pacto WPS-HA irá propor um conjunto direcionado de ações concretas, ambiciosas e imediatas para implementação no período de 2021-2026 para impulsionar o progresso real em relação às mulheres, paz e segurança e igualdade de gênero na ação humanitária.

Esse comunicado descreve os critérios de liderança, processo e cronograma para o Pacto WPS-HA. Leia mais

 

Como o Pacto WPS-HA está sendo desenvolvido?

O Pacto WPS-HA irá desenvolver:

 (a) Um conjunto focado de ações concretas que unirá diversos esforços e produzirá resultados revolucionários;

(b) Destacar princípios e mostrar as melhores práticas para informar e orientar como as ações são realizadas;

(c) Uma estrutura de responsabilidade e metas anuais de sucesso que destacam como as ações serão medidas e avaliadas; e

(d) Princípios gerais sobre como os resultados serão relatados.

(e) Um sistema de coordenação de múltiplas partes interessadas para os mecanismos, sistemas, redes, parcerias e capacidades existentes de WPS-HA.

 

Como funciona o Pacto WPS-HA?

Coordenação: ONU Mulheres, com o apoio de todo o Sistema ONU, é responsável pela coordenação global das Coalizões de Ação e o Pacto WPS-HA, e atua com uma equipe de secretariado dedicada para orientar e apoiar a projeção, implementação, monitoramento e supervisão.

Liderança: O Pacto WPS-HA é liderado por um Conselho e recebe apoio e orientação contínuos de membros de um Grupo de Ação. Membros do Conselho e do Grupo de Ação representam os Estados Membros, organizações regionais, sistema das Nações Unidas, sociedade civil, academia e setor privado. Todas as pessoas membros do Conselho e Grupo de Ação devem se tornar signatárias das ações identificadas no Pacto. Descubra aqui quem são os membros do Conselho e do Grupo de Ação do WPS-HA até o momento. 

Adesão: As oportunidades de adesão ao Conselho e Grupo de Ação do Pacto WPS-HA estão abertas a todos e todas as que atenderem aos critérios de adesão e serão vitais para uma coalizão forte, vibrante e voltada para resultados de parcerias comprometidas.

Critérios: Os detalhes e os critérios sobre a adesão ao Conselho e Grupo de Ação do Pacto WPS-HA estão disponíveis aqui.

 

WPS-HA Board MembersWPS-HA Catalytic Members

Quais são os próximos passos?

A mobilização das apoiadoras e apoiadores do Pacto WPS-HA ganhará força nos próximos meses, juntamente com o seu desenvolvimento. A plataforma de discussão pública da Geração Igualdade, lançada em fevereiro, é uma ferramenta de colaboração global para servir como uma forma estratégica para indivíduos, especialistas e organizações se envolverem em uma conversa pública digital sobre o Pacto WPS-HA, para coletar ideias que, junto com os dados e evidências disponíveis, serão utilizados para o desenvolvimento de ações e compromissos em cada tema. 

 

Links Relacionados:

Clique aqui para a nota de conceito do Pacto WPS-HA

Clique aqui para ver o evento inaugural do Pacto WPS-HA