Coalizões de Ação

O que são as Coalizões de Ação?

As Coalizões de Ação são parcerias globais, inovadoras e com várias partes interessadas que mobilizarão governos, sociedade civil, organizações internacionais e o setor privado para:

  • catalizar a ação coletiva

  • estimular conversas globais e locais entre gerações,

  • impulsionar o aumento do investimento público e privado,

  • entregar resultados concretos e revolucionários para meninas e mulheres.

Com base nos princípios dos direitos humanos e por meio de um processo baseado em dados de consulta com grupos feministas internacionais, organizações ativistas de base, governos e outras parcerias, os temas selecionados das Coalizões de Ação da Geração Igualdade são:

  1. Violência baseada em gênero

  2. Justiça econômica e direitos

  3. Autonomia corporal e saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SRHR)

  4. Ação feminista pela justiça climática

  5. Tecnologia e inovação para a igualdade de gênero

  6. Movimentos e liderança feministas

Além disso, um Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária trabalhará para direcionar ações e recursos para essa agenda.

Cada Coalizão de Ação irá propor um conjunto direcionado de ações concretas, ambiciosas e imediatas dentro do período de 2020-2025 para gerar um impacto tangível na igualdade de gênero e nos direitos humanos de meninas e mulheres. As coalizões garantirão financiamento para esta agenda, para abordar lacunas de recursos sistêmicos que têm dificultado o impacto até agora.

Esse comunicado descreve os critérios de liderança, processo e cronograma para as Coalizões de Ação para a Geração Igualdade. Leia mais ►

 

Como as Coalizões de Ação irão acelerar uma agenda transformadora de mudança geracional?

Esta agenda de ação acelerada abordará as seguintes questões transversais, a fim de entregar resultados tangíveis: 

  • Financiamento

  • Transformando as normas de gênero (inclusive envolvendo homens e meninos)

  • Reforma da lei e da política

  • Educação

  • Dados de gênero e responsabilidade

  • Lidando com a discriminação interseccional

  • Focando na mudança sistêmica, abordando as desigualdades estruturais

Além disso, contextos frágeis e afetados por conflitos serão abordados por meio de ações específicas.

Centralidade de meninas adolescentes e mulheres jovens:  No centro desta campanha inovadora e multigeracional estão as meninas adolescentes e mulheres jovens. As jovens estão se mobilizando e fazendo com que suas vozes sejam ouvidas, levantando aquelas que foram silenciadas, estigmatizadas e envergonhadas por muito tempo e impulsionando mudanças transformadoras. Essa nova geração está aproveitando o momento para reimaginar suas vidas, sociedades, economias e sistemas para defender os direitos humanos, alcançar a igualdade de gênero e garantir que ninguém seja deixado para trás. Uma das ações concretas em cada Coalizão de Ação será o enfoque nos direitos de meninas adolescentes e mulheres jovens.

 

 

Como as Coalizões de Ação serão desenvolvidas?

 

 

 

Cada Coalizão de Ação criará um projeto que incluirá: 

(a) Justificativa do motivo pelo qual o tema foi selecionado;

(b) Um conjunto focado de ações concretas que unirão esforços diversos e produzirão resultados revolucionários; Veja aqui o projeto de Ações lançado durante o Dia Internacional da Mulher de 2021 e aqui as declarações inspiradoras feitas pelas lideranças das Coalizões de Ação durante o Evento de Observância das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher de 2021.

(c) Conceber princípios para informar e orientar como as ações são realizadas;

(d) Uma análise de financiamento que estima o custo geral necessário para produzir resultados;

(e) Um catálogo de compromissos que governos, empresas e parcerias da sociedade civil devem assumir para acelerar o progresso;

(f) Estrutura de responsabilidade e metas anuais de sucesso que destacam como as ações serão medidas e avaliadas; e 

(g) Princípios gerais sobre como os resultados serão relatados.

 

 

Como as Coalizões de Ação funcionarão? 

Coordenação: ONU Mulheres, com o apoio de todo o Sistema ONU, terá a função de coordenar globalmente as Coalizões de Ação com uma equipe dedicada a orientar e apoiar a projeção, implementação, monitoramento e supervisão.

Liderança: Cada Coalizão de Ação será liderada por um grupo de parcerias: Estados Membros (do Sul e Norte Global), movimento de mulheres, jovens e atuantes da sociedade civil (do Sul e Norte Global) e entidades do setor privado. Todas as potenciais lideranças da Coalizão de Ação deverão assumir um compromisso inovador na área de ação que desejam liderar. Descubra aqui quem são as lideranças das Coalizões de Ação selecionados até agora.

Alianças comprometidas serão vitais para uma Coalizão de parcerias com comprometimento forte, vibrante e voltada para resultados. Encontre aqui mais informações sobre o Modelo de Compromissos e aqui o link para sinalizar seu interesse pela plataforma online

Critérios: Os detalhes sobre os critérios de liderança das Coalizões de Ação estão disponíveis aqui.

 

Quais são os próximos passos?

A mobilização da liderança da Coalizão de Ação e das alianças comprometidos ganhará impulso nos próximos meses, juntamente com o desenvolvimento dos Projetos da Coalizão de Ação. As ferramentas de colaboração virtual serão lançadas como uma forma estratégica para indivíduos, especialistas e organizações se envolverem em uma conversa pública digital sobre as Coalizões de Ação, para criar ideias coletivas que, juntamente com dados e evidências disponíveis, serão usadas para desenvolver ações e compromissos em cada tema.

 

Links Relacionados: