Anúncio das Lideranças Globais das Coalizões de Ação da Geração Igualdade para acelerar a igualdade de gênero

Lideranças dos Estados-Membros, sociedade civil, organizações de direitos das mulheres, organizações internacionais, agências da ONU, entidades filantrópicas, organizações lideradas por jovens e o setor privado se reúnem para entregar resultados revolucionários para mulheres e meninas
Contato de mídia: GEFcommunications[at]unwomen.org
Árabe | Espanhol | Francês

 

[New York] O Fórum Geração Igualdade — um encontro global pela igualdade de gênero, convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França em parceria com a sociedade civil - anunciou hoje as lideranças das Coalizões de Ação da Geração Igualdade, para alcançar igualdade de gênero e os direitos humanos de todas mulheres e meninas. As Coalizões de Ação proporcionarão mudanças concretas e transformadoras para mulheres e meninas em todo o mundo nos próximos cinco anos. Elas se concentrarão em seis áreas  temáticas que são essenciais para alcançar a igualdade de gênero: violência baseada em gênero, justiça e direitos econômicos, autonomia sobre o corpo, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, ação feminista pela justiça climática, tecnologia e inovação para a igualdade de gênero e movimentos feministas e liderança . Meninas adolescentes e mulheres jovens estarão no centro de cada Coalizão de Ação.  

As 65 lideranças iniciais das Coalizões de Ação representam os Estados Membros, diversas organizações feministas e de direitos das mulheres, organizações lideradas por jovens, entidades filantrópicas, agências da ONU e outras organizações internacionais (lista completa aqui). As lideranças das Coalizões de Ação trazem um profundo compromisso e experiência no avanço da igualdade de gênero e dos direitos humanos das mulheres, e refletem as diferentes experiências e identidades de mulheres e meninas de todo o mundo.  

Outras nomeações das lideranças das Coalizões de Ação serão feitas nos próximos meses, incluindo empresas do setor privado e organizações lideradas por jovens, para garantir a liderança intersetorial e intergeracional.

As lideranças das Coalizões de Ação foram selecionadas pelo Grupo Central do Fórum Geração Igualdade, que inclui França, México, Sociedade Civil e ONU Mulheres. Cinco critérios foram seguidos para selecionar as lideranças, incluindo evidências do compromisso das lideranças e histórico de realizações nos respectivos temas das Coalizões de Ação.

As Coalizões de Ação são um dos principais resultados do Fórum Geração Igualdade que terá início na Cidade do México, México, e culminará em Paris, França, no primeiro semestre de 2021. O Fórum Geração Igualdade, acelerado pelas Coalizões de Ação, irá mobilizar ações urgentes para tornar irreversível o progresso em direção à igualdade de gênero e aos direitos humanos das mulheres e meninas em todo o mundo.

Esse anúncio ocorre no momento em que o mundo responde aos impactos da COVID-19, que está exacerbando as desigualdades de gênero e outras desigualdades, e afetando desproporcionalmente mulheres e meninas em todos os países. Nesse contexto de pandemia, as Coalizões de Ação do Fórum Geração Igualdade são importantes, urgentes enecessárias para superar esta pandemia, promover uma recuperação acelerada e construir um futuro mais justo, inclusivo e equitativo para todas e todos.

O Fórum Geração Igualdade também lançará um Pacto inovador para Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária para direcionar ações e recursos para a paz, segurança e ação humanitária. O Pacto fortalecerá a coordenação entre as iniciativas e parcerias existentes para garantir que as mulheres e jovens estejam no centro da paz, da segurança e da ação humanitária, 20 anos após a histórica Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre mulheres, paz e segurança. O desenvolvimento do Pacto será informado por amplo engajamento e consultas das partes interessadas, com um foco particular na contribuição de ativistas no tema de Mulher, Paz e Segurança para garantir que os processos globais e regionais existentes sejam aproveitados para engajamento e ação nacional e local.

O Pacto complementará e estabelecerá sinergias com as seis Coalizões de Ação da Geração Igualdade para promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres nas principais áreas temáticas relevantes para a Paz, Segurança e Ação Humanitária.

PRÓXIMOS PASSOS

As lideranças das Coalizões de Ação se reunirão nos próximos meses para co-projetar planos concretos e revolucionários para ações a serem implementadas nos próximos cinco anos.

A partir de setembro de 2020, um conjunto de conversas públicas virtuais irá mobilizar e capturar as vozes de mulheres e jovens para informar as Coalizões de Ação.

Os Planos de Ação da Coalizão serão então refinados no Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, durante a primeira parte de 2021, e oficialmente lançado no Fórum Geração Igualdade em Paris, no final de 2021.

As Coalizões de Ação visam mobilizar um amplo apoio à estrutura de liderança. Um amplo conjunto de partes interessadas estará envolvido na concepção das Coalizões de Ação durante os próximos meses e terá a oportunidade de se comprometer com ações transformadoras para promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres.

Encontre mais informações sobre o Fórum Geração Igualdade e as Coalizões de Ação aqui.

Junte-se a nós: amplie sua energia e ambições para esta oportunidade transformadora em 2020 por meio do ativismo online e offline usando este kit de ferramentas de mídia social aqui.