Antes do Fórum Geração Igualdade, novos dados de vários países descobrem que a maioria dos cidadãos e cidadãs clama por compromissos mais ambiciosos pela igualdade de gênero

Enquanto líderes e ativistas mundiais se preparam para o Fórum Geração Igualdade de 2021, um chamado crítico para o investimento e implementação da igualdade de gênero, as organizações Women Deliver e Focus 2030 lançaram uma nova pesquisa de opinião pública mostrando que o público global apóia majoritariamente a igualdade de gênero, e uma grande maioria está pronta para que seus governos tomem medidas neste sentido.

O relatório intitulado "Citizens Call for a Gender-Equal World: A Roadmap for Action", da Women Deliver e da Focus 2030, é a primeira pesquisa internacional deste tipo, abrangendo 17 países em 6 continentes para capturar percepções relacionadas às seis Coalizões de Ação da Geração Igualdade. O estudo foi elaborado com o objetivo de ampliar os esforços de participação pública para alcançar a igualdade de gênero, e equipar governos, setor privado, organizações da sociedade civil, defensoras de direitos humanos, jovens e a mídia com dados sobre atitudes e percepções públicas para priorizar ações de promoção à igualdade de gênero, e estabelecer compromissos mais amplos e ambiciosos no Fórum Geração Igualdade. 

As descobertas da pesquisa incluem que 80% das pessoas entrevistadas acreditam que a igualdade de gênero é importante, 65% desejam que seu governo invista mais para promover a igualdade de gênero, 82% acreditam que as mulheres devem se envolver em todos os aspectos dos esforços de recuperação e resposta da COVID-19. 

Durante o lançamento, que ocorreu na quinta-feira, 28 de janeiro, a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, mencionou as conclusões da pesquisa em seu discurso de abertura e observou que "as ações que estamos realizando na Geração Igualdade nos fornecem uma oportunidade única nesta década, em um momento crítico e desafiador para acelerar a conquista dos direitos das mulheres. É uma oportunidade que não podemos atrasar ou minimizar. "

 

A pesquisa também revela que o público global apoia uma ação governamental forte em todas as seis Coalizões de Ação do Fórum Geração Igualdade. A Dra. Nadine Gasman, Presidente do Instituto Nacional da Mulher do México, observou como essas percepções são cruciais para a formulação de políticas públicas, enfatizando que "os resultados desta pesquisa têm real relevância não apenas em nível internacional, mas também em nossos países". Ela acrescentou que o México, como líder da Coalizão de Ação sobre Justiça e Direitos Econômicos, reconhece que "se quisermos mudar nossa economia e estrutura social, como estamos determinados/as a fazer, é preciso que investimentos sejam feitos".

A Embaixadora Delphine O, Embaixadora da França e Secretária Geral do Fórum Geração Igualdade, também declarou a relevância das descobertas para a França como líder da Coalizão de Ação sobre Autonomia Sobre o Corpo, a Saúde e os Direitos Sexuais e Reprodutivos. "É extremamente útil entender como nosso trabalho está baseado nas preocupações da vida real, e como isso pode nos orientar para onde queremos ir com o Fórum Geração Igualdade."

 

Graph showing 80% of people surveyed personally consider gender equality to be an important cause to work towards

 

A mensagem projetada nos resultados da pesquisa, no relatório e no evento de lançamento é clara: o público, e especialmente a juventude, está prestando atenção à igualdade de gênero e quer mais ação e menos conversa. "A desculpa de que o mundo não está pronto para agir pela igualdade de gênero não pode mais ser usada. É óbvio, a partir desta pesquisa, que o mundo não apenas está pronto, mas também exige que ajamos pela igualdade de gênero." disse Hanna Kristjánsdóttir, Conselheira Sênior sobre Liderança Feminina da ONU Mulheres, em seu discurso de encerramento.

Leia o relatório completo e as folhas de dados de cada país da pesquisa da Focus 2030 e da Women Deliver "citizens call for a gender-equal world: a roadmap for action"  aqui.

 

recommendations