Ativistas da sociedade civil refletem sobre os desafios, esperanças e alegrias da jornada da Geração Igualdade no dia de consulta da ONG CSW

 

No dia 14 de março, ativistas da sociedade civil de todo o mundo se reuniram virtualmente para o Dia de Consulta anual das ONGs: duas horas estimulantes de educação, conversação e contação de histórias para dar início à participação da sociedade civil na 65ª Comissão de ONGs sobre a Situação das Mulheres (ONG CSW). O 65ª Fórum da ONG CSW hospeda sessões paralelas para a Comissão oficial sobre a Situação das Mulheres que acontecem na Sede da ONU, proporcionando à sociedade civil a oportunidade de se envolver no processo.

O evento do Dia de Consulta deste ano mostrou a energia, alegria e compromisso de ativistas da sociedade civil e lideranças das juventudes que serão levados ao Fórum Geração Igualdade na Cidade do México do dia 29 a 31 de março (inscreva-se para participar aqui) e em Paris de 30 de junho - 2 de julho. O Fórum Geração Igualdade marca a primeira vez que uma conferência internacional sobre os direitos das mulheres dessa magnitude incluiu jovens feministas e organizações da sociedade civil no mais alto nível de tomada de decisão. A jovem ativista da Associação Mundial de Guias e Escoteiras, Chamathya Fernando, destacou como foi inovador ver as jovens não apenas consultadas, mas também engajadas e co-liderando durante os processos do Fórum. Várias outras jovens ativistas também aproveitaram a oportunidade do Dia de Consulta para se manifestar em apoio ao Fórum. Seus poderosos discursos estimularam as jovens mulheres e meninas ao redor do mundo a se unirem como uma só comunidade para impulsionar ainda mais o trabalho do Fórum e aproveitar essa oportunidade de co-criação, trazendo suas aspirações e demandas para a mesa.

"Estamos, aqui, na sua frente como a Geração Igualdade, recusando-nos a continuar com os erros e misoginia embutidos em nossas comunidades. Meninas e mulheres jovens são uma força imparável de mudança. Exigimos mudanças e exigimos agora. ", declarou - Hiya Shah, Girls Learn International

UN Women Executive Coordinator of the Generation Equality Forum, Lopa BanerjeeRefletindo sobre a jornada da Geração Igualdade, a coordenadora executiva do Fórum Geração Igualdade da ONU Mulheres, Lopa Banerjee, reconheceu as enormes perdas que vêm acontecendo ao longo do ano passado, de vidas humanas, empregos e meios de subsistência, aumento da pobreza e incerteza, tudo desencadeado pela pandemia. Sua mensagem foi de esperança e de muita expectativa: "O mundo hoje reconhece o imenso poder da colaboração interconectada", disse ela. Ainda destouac que o Fórum Geração Igualdade está se construindo nesse momento. "Por meio da colaboração, solidariedade, mobilização intersetorial e o mundo se unindo, faremos a mudança que precisamos ver", enfatizou. Leia o discurso completo aqui.

Em uma conversa com H.E. Sr. Mher Margaryan, o presidente da Comissão sobre a Situação das Mulheres, a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, enfatizou como o próximo Fórum Geração Igualdade apoiará os mecanismos intergovernamentais e acelerará o progresso ao expandir o espaço para a realização da igualdade de gênero, na qual todos e todas têm um papel a desempenhar. A Embaixadora Delphine O, secretária-geral do Fórum Geração Igualdade na França, também expressou sua esperança de que o Fórum mobilize atores de todos os horizontes para trabalharem juntos e juntas a fim de produzir resultados concretos e melhorar significativamente as condições de vida de mulheres e meninas em todos os cantos do mundo. "Nossos esforços não devem ceder neste momento", disse a diretora executiva da Women for Change, Zoneziwoh Mbondgulo-Wondieh, reiterando a importância de garantir que todo esse impulso em torno do Fórum Geração Igualdade se traduza em ações diretas e soluções práticas.

O evento foi um momento de conversas inspiradoras, de reconhecimento de vozes poderosas das jovens e de alegria e solidariedade. A Dra. Nadine Gasman, residente do Instituto Nacional da Mulher do México, enfatizou que esta energia e esforço da ONG CSW serão levados ao Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, que celebrará o poder das ativistas pelos direitos das mulheres, solidariedade feminista e lideranças da juventude para alcançar mudanças transformadoras, e para o culminar do Fórum em Paris, onde investimentos ambiciosos e políticas para a igualdade de gênero serão lançados. "Esperamos vocês no México", disse aos participantes, "teremos um espaço para compromissos profundos e importantes. Este não é um século de planejamento, é um século de ações e é isso que queremos que aconteça no México ", disse.

Assista ao evento completo do Dia de Consulta abaixo