Lideranças da Coalizão de Ação contra a VBG endossam a Declaração da ONU Mulheres: Retirada da Turquia da Convenção de Istambul

Atualizado no dia 25 de março de 2021
banner

Lideranças da Coalizão de Ação da Geração Igualdade para a violência baseada em gênero que endossaram a declaração da ONU Mulheres são:

  • Breakthrough
  • Global Coalition on Inclusive and safe spaces and cities for women and girls
  • Las Ninas Lideran
  • European Women’s Lobby
  • OutRight Action International
  • Yes Trust Zimbabwe
  • Reino Unido
  • Islândia

Essas organizações de liderança são parte de um grande esforço para a implementação de ações e compromissos sobre os direitos das mulheres e meninas no período que antecede o Fórum Geração Igualdade 2021.

A ONU Mulheres reitera as preocupações expressas pela Organização das  Nações Unidas na Turquia e outros parceiros em relação ao anunciado encerramento da Turquia de ser parte da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica (a "Convenção de Istambul").

Essa ação chega em um ponto em que a ação internacional pactuada e comprometida om para acabar com a violência contra mulheres e meninas são mais importantes do que nunca, e como a ONU Mulheres está buscando se mobilizar ainda mais junto às instâncias e segmentos interessados e às ações intergeracionais  sobre esta questão, com o movimento das mulheres sendo chave nesses esforços..

Pedimos à Turquia que reconsidere sua retirada.

A ONU Mulheres destacou o  aumento da violência relatada contra mulheres e meninas durante a pandemia COVID-19  como resultado de medidas como bloqueios e interrupções de serviços de apoio vital, que vem além dos níveis extremos de violência já existentes reafirmados no  último relatório da OMS. A pandemia revelou as lacunas em nossos sistemas para responder a tal violência e a necessidade aguda de responder com firmeza e união. A solidariedade das nações que vem com a participação em convenções internacionais é crítica para um mundo que está livre da "pandemia nas sombras" da violência contra as mulheres.

Reafirmamos nosso apoio à liderança do secretário-geral na prevenção e reparação da violência contra mulheres e meninas. Lembramos a declaração interagencial sobre a violência contra mulheres e meninas no contexto da COVID-19,  que destacou seis áreas críticas para ação coordenada e pediu que a comunidade global permanecesse firme em seus esforços para garantir uma trajetória positiva e evitar o retrocesso de ganhos obtidos. A ratificação e implementação da Convenção de Istambul pelos Estados é um compromisso crucial nesta direção.

Nós nos juntamos àquelas e àqueles que apelam ao Governo da República da Turquia a continuar protegendo e promovendo a segurança e os direitos de todas as mulheres e meninas, inclusive permanecendo comprometido com a plena implementação da Convenção de Istambul, que se baseia nos padrões consagrados da  Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, bem como suas  recomendações gerais e jurisprudência.

Neste momento, enquanto os Estados Membros se reúnem na  65ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres  para fazer avançar as normas e padrões que promovem os direitos das mulheres, precisamos de ações mais ousadas e revolucionárias que continuem a nos levar adiante, a fim de garantir que mulheres e meninas vivam sem violência, em consonância com o princípio da igualdade de gênero e o compromisso de "não deixar ninguém para trás" da  Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.