O Fórum da Paz de Paris e a Finance in Common Summit enfatizam a importância da Geração Igualdade para uma melhor reconstrução pós-COVID-19

Diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, juntamente com Élisabeth Moreno, Ministra Francesa Delegada para Igualdade de Gênero, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, Martha Delgado, Secretária Adjunta para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos da Secretaria de Relações Exteriores do México, e Massan D'Almeida, presidenta fundadora da XOESE, o Fundo Francófono para Mulheres,participaram de um painel de discussão moderado por Trisha Shetty, ativista indiana pela igualdade de gênero e fundadora do SheSays.

O Fórum da Paz de Paris em novembro de 2020 foi uma oportunidade para destacar o papel crítico do Fórum Geração Igualdade para focar na importância da igualdade de gênero para uma "reconstrução melhor "pós-COVID-19. De 11 a 13 de novembro de 2020, representantes de governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado, instituições financeiras, entre outras e outros, se reuniram virtualmente ao longo do Fórum da Paz de Paris, um evento internacional anual sobre governança global e multilateralismo. Este ano, a Finance in Common Summit, uma cúpula global de bancos públicos de desenvolvimento, aconteceu em conjunto com o Fórum. Ao longo desses eventos, a importância da igualdade de gênero foi destacada na reconstrução melhor no contexto de crise da COVID-19.

No dia 11 de novembro, o painel "Fórum Geração Igualdade: construindo um mundo pós-crise mais igualitário para mulheres e homens" destacou a necessidade de redobrar os esforços devido aos novos desafios criados pela COVID-19. Massan D'Almeida, fundadora, primeira presidente e diretora executiva da Rede de Organizações de Mulheres na África Francófona destacou que "precisamos de maior capacidade para as organizações da sociedade civil porque sabemos que a crise não teve apenas impacto na saúde, mas criou uma grande crise econômica, e isso significa que hámais pobreza ".

São necessários maiores esforços direcionados para salvaguardar os direitos das mulheres durante esta crise, e particularmente os das mulheres que vivenciam desigualdades interseccionais. "O México está comprometido com um Fórum Geração Igualdade que coloca os direitos das mulheres e meninas no centro das atenções, bem como as realidades e desafios estruturais que são enfrentados e que foram agravados pela pandemia COVID-19", disse Martha Delgado, Secretária Adjunta para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos da Secretaria de Relações Exteriores do México.

A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, também enfatizou a importância de adotar uma abordagem interseccional e intergeracional para os esforços para acelerar a igualdade de gênero. "Uma característica única da Geração Igualdade que me emociona é que temos jovens envolvidas ao longo do processo, porque não há futuro sem jovens e a sua liderança", afirmou Phumzile Mlambo-Ngcuka.

A importância do multilateralismo e da cooperação entre as diversas partes interessadas foi uma mensagem abrangente da sessão. "Um dos objetivos do Fórum Geração Igualdade é fazer com que exemplos concretos de multilateralismo sejam mostrados e que façamos mais do que somente falar sobre eles, mas tenhamos ações reais para que possamos avançar rumo à igualdade de gênero", enfatizou Élisabeth Moreno, Ministra Francesa Delegada para Igualdade de Gênero, Diversidade e Igualdade de Oportunidades.

Durante uma sessão de apresentação, Delphine O., Embaixadora e Secretária Geral da França para o Fórum Geração Igualdade, e Celine Mas, Presidente do Comitê Nacional da ONU Mulheres na França, destacaram que o Fórum Geração Igualdade será o primeiro encontro feminista global após a crise: um espaço para mostrar que mesmo nestes tempos difíceis podemos nos unir para ajudar a moldar e construir coletivamente um mundo mais inclusivo e igualitário pós COVID-19.

O Fórum Geração Igualdade também foi apresentado como um parceiro do evento da Finance in Common Summit, organizado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que reuniu 450 bancos públicos de desenvolvimento para examinar o papel crucial que os bancos públicos de desenvolvimento podem desempenhar na construção de um mundo resiliente e sustentável, durante a crise da COVID-19 e a longo prazo.

A Finance in Common Summit, por meio de sua declaração do Banco de Desenvolvimento de Paris sobre Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, fez um chamado para “"acelerar a realização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas por meio do sistema financeiro internacional à medida que entramos na Década de Ação". Também reconheceu o papel substantivo dos bancos públicos de desenvolvimento no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em resposta à crise da COVID-19, a cúpula reiterou o papel dos bancos tanto no cumprimento do ODS 5: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas", e no trabalho para realizar plenamente a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. “O Fórum Geração Igualdade [é]… um marco importante para o nosso esforço coletivo para alcançar a igualdade de gênero e um passo decisivo para aumentar nossa colaboração", diz o o comunicado.

The Paris Peace Forum and the Finance in Common Summit emphasize the importance of Generation Equality in building back better from COVID-19The Paris Peace Forum and the Finance in Common Summit emphasize the importance of Generation Equality in building back better from COVID-19

Legenda: Remy Rioux, CEO da Agence Francaise de Développement, apresentando a declaração sobre Igualdade de Gênero e empoderamento das mulheres lançada na Finance in Common Summit, durante o painel "Bancos de desenvolvimento como agentes para a mudança em direção à igualdade de gênero", no dia 12 de novembro.

O Fórum Geração Igualdade é uma iniciativa de múltiplas partes interessadas que reúne uma ampla variedade de participantes - incluindo governos, organizações internacionais, o setor privado, sociedade civil e jovens -para adotar soluções concretas para promover a igualdade de gênero nos próximos cinco anos. Com início no México entre os dias 29 e 31 de março, e culminando em Paris em junho de 2021, o fórum é convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pela França e pelo México, em estreita parceria com a sociedade civil. O Fórum Geração Igualdade anunciará compromissos e ações para alcançar um progresso concreto e irreversível na igualdade de gênero.