Participantes da revisão da África Pequim + 25 fazem um chamado para a implementação dos compromissos assumidos há 25 anos

Participantes da Revisão Regional de Pequim + 25, em Adis Abeba, Etiópia. Foto: ONU Mulheres

Em 2020, o mundo marcará o vigésimo quinto aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, a agenda mais visionária para os direitos e empoderamento das mulheres em todo o mundo. Para se preparar para o aniversário do marco, os Estados-Membros, a sociedade civil e outras partes interessadas reuniram-se em Adis Abeba, Etiópia, do dia 27 de outubro a 1 de novembro para rever a implementação da Plataforma de Ação de Pequim, celebrar o progresso significativo feito na África na área de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, e chegarem a um acordo sobre ações concretas a serem tomadas para acelerar a implementação.

A Revisão Regional de Pequim + 25 foi organizada pela African Union Commission's Women, Gender and Development Directorate (WGDD), em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África e a ONU Mulheres.

Em seus comentários de abertura, Lehau Victoria Maloka, diretora atuante do WGDD, enfatizou a importância de revisar a implementação dos compromissos assumidos pelos Estados-Membros há 25 anos, destacando o fato de que a comemoração de Pequim coincide com outros marcos no calendário de igualdade de gênero, como a Década das Mulheres Africanas e 20º aniversário da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU.

Participants in the Africa Beijing+25 review call for implementation of the commitments made 25 years ago
A diretora executivaadjunta da ONU Mulheres, Anita Bhatia, fala na Revisão Regional de Pequim +25, em Adis Abeba. Foto / ONU Mulheres

Durante um diálogo intergeracional entre jovens defensoras e lideranças veteranas que participaram da Conferência de Pequim de 1995, a diretora executiva-adjunta da ONU Mulheres, Anita Bhatia, enfatizou a necessidade de "impulsionar a implementação de prioridades selecionadas da Plataforma de Ação de Pequim para atingir os ODS e as aspirações da Agenda 2063 da África". Ela também convocou todos as pessoas presentes no evento a "continuarem apoiando as várias convocações e consultas na preparação do  Fórum Geração Igualdade  e também durante o próprio Fórum".

A Revisão Regional da África de Pequim +25 reuniu mais de 500 participantes de todas as idades de toda a África, incluindo integrantes da Comissão da União Africana, representantes dos Ministérios de Gênero e Assuntos da Mulher, organizações da sociedade civil, Agências da ONU, parcerias de desenvolvimento, organizações internacionais, defensoras e defensores da juventude e lideranças tradicionais e culturais.

Gertrude Mongella, uma defensora dos direitos das mulheres que liderou a delegação africana em Pequim em 1995, conhecida como "Mama Pequim", pediu uma mudança geracional para cumprir as promessas da Plataforma de Ação de Pequim.

"Nós, como veteranas, devemos agora passar o bastão para a geração mais jovem para que ela possa salvaguardar o que conquistamos em nossa independência social. A igualdade de gênero para essa geração é uma necessidade absoluta e deve ser protegida", afirmou.

Participants in the Africa Beijing+25 review call for implementation of the commitments made 25 years ago
Lideranças jovens durante a reunião consultiva da juventude em Pequim +25. Foto / ONU Mulheres

As lideranças jovens presentes no evento desenvolveram um documento de posicionamento que apelou aos Estados-Membros africanos e parceiros para garantir que o resultado de Pequim + 25 adote uma abordagem ambiciosa e transformadora, que verdadeiramente tenha um foco nas mulheres e meninas em toda a sua diversidade. ‘‘''O resultado deve reconhecer que as mulheres jovens e meninas não são apenas beneficiárias, mas também cidadãs e lideranças ativas em suas comunidades'', disse Melissa Kubvoruno, delegada jovem.

Durante três dias, a sessão de especialistas discutiu o Relatório África Pequim + 25, bem como outros documentos e decisões relacionadas que apoiam o aceleramento na implementação dos compromissos e atividades da União Africana sobre Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres. Além disso, a reunião também considerou os Relatórios da Declaração Solene sobre a Igualdade de Gênero na África, o relatório sobre os Prêmios Pan-Africanos das Mulheres da União Africana, estratégias de advocacy para a ratificação, domesticação e implementação do Protocolo de Maputo, Rede de Lideranças Africanas e Fundo para Mulheres Líderes, entre outros.

A Revisão Regional África Pequim + 25 serviu como uma reunião preparatória para a 64ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW64) e adotou o relatório regional da África para ser incorporado no relatório global Pequim +25, que será apresentado na CSW64 em março de 2020.

A CSW64 representa um momento importante no processo de revisão e avaliação de Pequim + 25 e informará as áreas temáticas de preocupação para as Coalizões de Ação do Fórum Geração Igualdade. As análises irão desempenhar um papel de informar e moldar a agenda e, portanto, os resultados do Fórum Geração Igualdade.