Mulheres líderes se mobilizam para a campanha Geração Igualdade da ONU Mulheres

Les femmes leaders se mobilisent pour la campagne d’ONU Femmes pour Génération Égalité
Presidente da Estônia Kersti Kaljulaid; A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka; Consultora Sênior da ONU Mulheres sobre liderança feminina, Birna Kristjánsdóttir; Presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarović; e a Primeira Ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir, mostram apoio à campanha Geração Igualdade. Foto: ONU MulheresRyan Brown

Em um evento de alto nível realizado durante a 74a Assembleia Geral da ONU, a ONU Mulheres e o Conselho de Mulheres Líderes Mundiais se reuniram para emprestar suas vozes e o seu poder para a campanha Geração Igualdade.

A campanha da ONU Mulheres visa acelerar as ações de igualdade de gênero e marcar o 25o aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, a agenda mais visionária para os direitos e empoderamento das mulheres em todos os lugares.

"No próximo ano, estamos trazendo para o mundo uma geração de ativistas que nos fará avançar", disse a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. "Nós traremos o passado; vamos fundir com o presente; e elas avançarão com o futuro".

A partir de agora, até a finalização do Fórum Geração Igualdade em julho de 2020, a ONU Mulheres apresentará as 282 Campeãs pela Geração Igualdade. As campeãs são mulheres líderes de diferentes setores que representam a mudança necessária na liderança.

"Quando falamos sobre representação na liderança, é muito importante lembrar que a imparcialidade na liderança é uma prova de nossas falhas em garantir oportunidades iguais para mulheres e homens e pessoas de todos os gêneros", disse a primeira-ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir. "Da mesma forma, se nossas instituições democráticas não refletem a natureza de nossas sociedades, não estamos garantindo a igualdade de oportunidades em geral."

A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović, enfatizou que uma boa política não é suficiente para promover a liderança das mulheres; também é necessário que haja uma mudança.

"Na Croácia temos uma legislação perfeita no que diz respeito à igualdade entre homens e mulheres, mas não funciona na prática", disse a presidente Grabar-Kitarović, que também atua como presidente do Conselho Mundial de Mulheres Líderes. "Não chamamos mais de tetos de vidro, chamamos de labirintos de vidro porque as mulheres estão se perdendo nos corredores do poder. Mas podemos quebrá-los - e temos que fazê-lo - trabalhando com mulheres e encorajando-as a serem ambiciosas e nunca aceitarem um não como resposta".

Muitas das lideranças presentes no evento também destacaram a necessidade de promover uma visão diferente da liderança feminina, na qual as mulheres não precisem sacrificar sua feminilidade ou suas famílias para ter sucesso na política e como lideranças.

A sociedade espera, "se você quer chegar ao topo, você tem que desistir de sua feminilidade", disse a presidente da Estônia Kersti Kaljulaid. "Eu não quero isso para minha filha, ou minha neta, ou qualquer campeã das gerações futuras. Quero que as mulheres sejam celebradas no local de trabalho do jeito que elas são."

Women leaders galvanize for UN Women’s Generation Equality campaign
A presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid, fala sobre a liderança das mulheres na política. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

 

A presidente Kaljulaid acrescentou que essa mudança pode vir ensinando a a próxima geração sobre a importância das responsabilidades de cuidado compartilhadas e da quebra de estigmas e estereótipos. 

 

A embaixadora regional da ONU Mulheres para a África, Jaha Dukureh, acrescentou que as mulheres jovens precisam ser líderes e tomadoras de decisão. "Como parte da campanha Geração Igualdade , é muito importante [que] as jovens, mulheres jovens, percebam que, se não assumirmos essas posições de liderança, as decisões serão tomadas sobre nossos corpos e nossas leis sem nós", disse Dukureh. "Precisamos estar nessas salas".

O Fórum Geração Igualdade, com início na Cidade do México, Mexico, do dia 7 a 8 de maio de 2020 e culminando em Paris, França, do dia 7 a 10 de julho de 2020, reunirá ativistas, governos, lideranças empresariais, cidades, parlamentos, sindicatos, mídia e outras fortes defensoras da igualdade de gênero, para desenvolver parcerias e colaborações para alcançar a igualdade de gênero.

Leia mais ►