Mulheres jovens liderando tecnologia e inovações

No dia 27 de janeiro, a mesa redonda 'Mulheres Jovens Liderando Tecnologia e Inovação' foi organizada pela Digital Grassroots, liderança da Coalizão de Ação em Tecnologia e Inovação do Fórum Geração Igualdade. A sessão de 90 minutos contou com a presença de mais de 190 participantes, de pelo menos 30 países de todo o mundo. Contou com a presença de quatro palestrantes principais, que contribuíram com suas perspectivas para quatro áreas prioritárias da Coalizão de Ação para Tecnologia e Inovação: 

  • Valentina Muñoz Rabanal (Chile) é a Programadora e presidente da AMUJI, e falou sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas transformadoras de gênero.
  • Somaya Faruqi (Afeganistão) é a líder da equipe de robôs para meninas afegãs e falou sobre como diminuir a diferença de gênero no acesso digital e na alfabetização.
  • Jianne Soriano (Hong Kong) é uma defensora de Mulheres e Minorias Étnicas e Diretora de divulgação da Youth4IG e falou sobre a construção de espaços digitais seguros para mulheres, livres de abusos.
  • Charlette N’Guessan (Costa do Marfim) é a CEO do Grupo BACE e falou sobre a construção de ecossistemas de inovação inclusivos.

A mesa redonda da juventude foi apresentada pela Audrey Fontaine, integrante do Grupo de Trabalho de Jovens da Geração Igualdade, e representantes da Digital Grassroots, Uffa Modey e Esther Mwema fizeram falas de abertura e encerramento. 

A mesa redonda foi construída como um diálogo interativo que deu à audiência a oportunidade de compartilhar seus pontos de vista e reagir às declarações inspiradoras das palestrantes. 

Antes da mesa redonda, pedimos à comunidade de pessoas jovens para participar da obra de arte 'Innovate 2021'. As contribuições artísticas foram apresentadas na introdução, conforme pode ser visto na capa deste relatório. Elas abordaram temas sobre o planeta e nossa visão de nosso meio ambiente, educação online especialmente no contexto de COVID-19, ciência e tecnologia, justiça e discriminação, e a visão coletiva de jovens sobre o futuro próximo. Recebemos 37 contribuições de pelo menos 25 países. 

Este relatório tem como objetivo resumir os principais resultados da mesa redonda da juventude, destacando as demandas das mulheres jovens em tecnologia e inovação. As participantes da sessão destacaram suas principais prioridades para cada ação proposta através de votação ao vivo. Esperamos que este relatório inspire uma ação coletiva pela igualdade de gênero em todas as plataformas das Coalizões de Ação da Geração Igualdade para envolver a juventude na elaboração e implementação do plano final.