"Mudança de poder: inclusão de multicamadas e interseccionalidade": explore o relatório de resultados do primeiro Debate Selecionado do FGI.

CD1 news

Como parte da jornada que levará ao Fórum Geração Igualdade (FGI) na Cidade do México e Paris em 2021, a ONU Mulheres está organizando os Debates Selecionados do FGI, uma série de encontros de várias partes interessadas e de várias gerações para promover o diálogo entre defensoras e defensores de gênero de todo o mundo. Os Debates Selecionados abordarão e fornecerão percepções sobre tópicos relevantes que informarão o FGI, incluindo recomendações tangíveis para o desenho de eventos e programação do FGI, bem como o compartilhamento das melhores práticas para fomentar a construção de movimentos para a igualdade de gênero.

O primeiro Debate Selecionado para dar início a esta série ocorreu em duas sessões virtuais no final de setembro de 2020 e abordou o tópico de "Inclusão em multicamadas e interseccionalidade".

 

Esse importante tema foi escolhido para refletir sobre o fato de que vivemos em um mundo cada vez mais complexo, com múltiplas formas de discriminação e intersecção de desigualdades. Essa realidade foi exemplificada claramente no impacto diferenciado da crise de COVID-19, onde as necessidades dos grupos marginalizados permanecem negligenciadas e não atendidas. Portanto, é vital desenvolver ainda mais estratégias para centrar os princípios de interseccionalidade e inclusão no FGI. Ao desempacotar essas questões e o que elas significam para diferentes constituintes e desenvolver recomendações concretas, os Debates Selecionados podem ajudar a garantir que conceitos como interseccionalidade não permaneçam abstratos, mas, em vez disso, sejam concretamente refletidos e tratados à medida em que construímos alianças com várias partes interessadas e determinamos o design e a solidez do FGI.

 

As duas sessões receberam aproximadamente 100 participantes de diversas faixas etárias, locais e origens, cultivando uma rica discussão. Primeiro, participantes "desfizeram o problema" em salas de descanso, abordando questões sobre como definir ou categorizar a desigualdade interseccional, identificando as suas principais causas e motivações. Em seguida, o foco mudou para 'criar a solução', onde foi discutido questões com foco em coleta de dados, inclusão na tomada de decisões políticas e econômicas, fortalecimento do sistema global de direitos humanos contra a discriminação interseccional e muito mais, estimulando participantes a definir uma série de ações para enfrentar os obstáculos para alcançar a igualdade de gênero, conforme se manifestam no mundo de hoje. Finalmente, participantes pensaram em como as questões levantadas e tratadas ao longo do Debate Selecionado poderiam ser refletidas no FGI e nas Coalizões de Ação, resultando na definição de nove recomendações-chave que informarão as discussões do FGI no futuro .

 

O relatório de resultados do primeiro Debate Selecionado está disponível agora, permitindo que você se aprofunde nas reflexões e propostas apresentadas pelas diversass parcerias que estavam presentes, além de oferecer um resumo dos diálogos de nossas palestrantes de abertura, incluindo estudiosas feministas e ativistas da sociedade civil.

 

EXPLORE O RELATÓRIO DE RESULTADO AQUI  Leia em Russo  Leia em Árabe