• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

23.05.13 – Vale adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres



23.05.2013


A Vale é a 56ª empresa a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres no Brasil. Após a assinatura do protocolo pelo diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, na última terça-feira, 21, a diretora-executiva de Recursos Humanos, Saúde & Segurança, Sustentabilidade e Energia, Vania Somavilla, teve um encontro na tarde desta quinta-feira, 23, com a representante da ONU Mulheres no Brasil, Rebecca Tavares, na sede da Vale no Rio de Janeiro.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global com o objetivo de oferecer à comunidade empresarial um instrumento orientador de como empoderar mulheres no trabalho e na comunidade.

Os Princípios levam em consideração a importância da participação feminina para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

Durante a cerimônia, Vania Somavilla destacou que a Vale tem dado passos significativos, mas ainda tem muito a fazer para promover a equidade de gênero. “Esta parceria com a ONU é muito importante, nos enche de orgulho e também de responsabilidade”, frisou.

“A resposta do mundo corporativo aos princípios tem sido bastante positiva, e o Brasil se distingue por ser o país com mais empresas signatárias depois do Japão”, constatou Rececca Tavares. A representante da ONU Mulheres parabenizou a Vale pelo esforço feito para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Investir em mulheres não é apenas uma questão de justiça social, mas é também estratégia de negócio e investimento inteligentes. As empresas que promovem o empoderamento de mulheres e sua ascensão a cargos estratégicos são percebidas como mais estáveis e demonstram-se mais eficientes e lucrativas.

A ONU Mulheres trabalha para apoiar as empresas no processo de transversalização da equidade de gênero em sua cadeia de valores, objetivos propostos pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Ao aderirem, as empresas passam a fazer parte dessa grande mobilização global, fortalecendo as ações que visam ao avanço das mulheres na sociedade e no mundo do trabalho, e contribuindo para resultados financeiros do setor empresarial e para o desenvolvimento econômico e social dos países.