• Português

Empresas

Empresas/

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.
Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Acesse: Formulário de adesão  (disponível em Português) | Site global

 

Parcerias com empresas – Empoderamento Econômico das mulheres por meio de suas cadeias de valor:

Coca-Cola Brasil – por meio de aliança global entre a Coca-Cola e a ONU Mulheres, no Brasil, a parceria resultou na capacitação de 22 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda que perpassam a cadeia de valor da empresa – empreendedorismo, reciclagem e varejo – sobre igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos. Também colocou na agenda o tema sobre adoção de princípios de igualdade de gênero nas políticas de compras das empresas para privilegiar negócios liderados por mulheres, ao incluir um capítulo sobre igualdade de gênero e raça no Manual de Compras Sustentáveis do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Empresas/

Confira >> Guia de Formalização Fácil para Empreendedoras | Assista >> Igualdade de Gênero |  Empoderamento das Mulheres  |  Direitos Humanos

 

Empresas/

Com a Itaipu Binacional, a ONU Mulheres realiza o Prêmio WEPS Brasil – Empresas Empoderando Mulheres para incentivar e reconhecer práticas, programas e ações de promoção da cultura da equidade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. E também está trabalhando em iniciativa para empoderar mulheres na região do Oeste do Paraná.

 

Empresas/

Em parceria com a Maurício de Souza Produções, a ONU Mulheres faz assessoramento técnico ao projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica, para o empoderamento de meninas.

 

 

Empresas/

A ONU Mulheres vem trabalhando fortemente com o setor privado, em especial dentro das áreas de Recursos Humanos, para transformar a cultura e os padrões de racismo institucional e sexismo nas empresas. Destacam-se as capacitações sobre vieses inconscientes, de forma a responder não só ao racismo e sexismo institucional, mas também a como identificar e superar os vieses individuais.

Baixe >> Publicação

 

Empresas/

Com o Instituto Lojas Renner, a ONU Mulheres desenvolve o projeto Empodera, para promover a igualdade de gênero em toda a sua cadeia de valor, incluindo colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral, por meio de investimentos financeiros no empreendedorismo de mulheres. Nesta parceria, também desenvolve ações para empoderar economicamente mulheres refugiadas na cidade de São Paulo. Saiba mais.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a ONU Mulheres trabalha, ainda, na realização de ações e atividades de incentivo a associações e redes que fomentam o empreendedorismo de mulheres. Outros parceiros, como o SESI-PR, têm apoiado em ações que visam a dar suporte à implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres nas empresas brasileiras.