• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Geração Igualdade


CAMPANHA GERAÇÃO IGUALDADE

Press releases | Estórias| Fotos | Vídeos | Redes Sociais

Seis Coalizões de Ação aglutinarão parcerias para impulsionar políticas, ações e investimentos em favor dos direitos de mulheres e meninas na Década de Ação da ONU (2020-2030), para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao longo de 2020, no contexto dos 25 anos da Plataforma de Ação de Pequim, Coalizões de Ação serão fortalecidas no Fórum Geração Igualdade, que acontecerá no México, em maio, e na França, em julho, e durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro

 

Geração Igualdade/

Equipe da ONU Mulheres durante as discussões do setor privado sobre igualdade de geração no Quênia
Foto: ONU Mulheres/Kennedy Okoth

 

A ONU Mulheres, movimentos de mulheres e feministas do mundo, governos do México e da França anunciaram, em 15 de janeiro, os temas das Coalizações de Ação do Fórum Geração Igualdade que acontecerá na Cidade do México e Paris neste ano.

As Coalizões de Ação são parcerias inovadoras com governos, sociedade civil, organizações internacionais e setor privado, para catalisar a ação coletiva, impulsionar o aumento do investimento público e privado e fornecer resultados positivos para mulheres e meninas em todos o mundo.

 

Geração Igualdade/

 

O Fórum de Igualdade de Geração, um encontro global liderado pela sociedade civil, organizado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França, que acontecerá na Cidade do México, de 7 a 8 de maio, e em Paris, de 7 a 10 de julho de 2020, lançará seis coalizões de ação:

1. Violência baseada em gênero

2. Justiça e direitos econômicos

3. Autonomia corporal, saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SRHR)

4. Ação feminista pela justiça climática

5. Tecnologia e inovação para a igualdade de gênero

6. Movimentos feministas e liderança

Os seis temas das Coalizões de Ação foram baseados em análises de dados e selecionados em consulta com grupos feministas internacionais, organizações ativistas, governos e outras parcerias.

O Fórum de Igualdade de Geração acontecerá no contexto do 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, o plano mais abrangente para alcançar a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, adotado por 189 países em 1995. Apesar de alguns progressos, as mudanças têm sido lentas, e nenhum país alcançou a igualdade de gênero. Como o mundo vem enfrentado desafios sem precedentes, incluindo crises climáticas e crescente desigualdade, o progresso dos direitos das meninas e das mulheres está em risco.

Meninas, adolescentes e mulheres jovens estão no centro da Geração Igualdade, levantando questões e vozes silenciadas e estigmatizadas por muito tempo, a fim de que nenhuma mulher ou menina seja deixada para trás. Uma das ações concretas de cada tema da Coalizão de Ação terá como alvo específico as necessidades únicas de meninas adolescentes e mulheres jovens.

Cada Coalizão desenvolverá e implementará soluções direcionadas para fazer avançar os direitos de adolescentes meninas e mulheres jovens durante a Década de Ação da ONU (2020 – 2030), com a finalidade de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nos próximos meses, será promovida a formação de lideranças e de integrantes das Coalizações de Ação, bem como o desenvolvimento dos planos de ação que acompanharão cada Coalizão de Ação, por meio do detalhamento de metas, resultados, orçamento, catálogo de compromissos e estrutura de prestação de contas.

A próxima sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres (9 a 20 de março) e o Fórum Geração Igualdade no México (7 a 8 de maio) oferecerão oportunidades para que as parcerias se reúnam e elaborem detalhadamente os planos de cada Coalizão de Ação.

As Coalizões de Ação terão lançamento oficial no Fórum Geração Igualdade, de 7 a 10 de julho, em Paris. Na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2020, serão ampliadas.

Para mais informações sobre o Fórum Geração Igualdade e as Coalizões de Ação, clique aqui. Acompanhe e participe da campanha global #GeraçãoIgualdade para tornar a igualdade de gênero uma realidade para as mulheres e meninas em todo o mundo.