• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Copa dos Refugiados acontece em São Paulo, com times de 16 países diferentes



28.07.2014


Entre os times participantes estão seleções da Síria, Colômbia, Mali, Afeganistão Serra Leoa, Paquistão e República Democrática do Congo – países afetados por guerras e crises humanitárias

 

Nos próximos dias 02 e 03 de agosto, a cidade de São Paulo vai receber um torneio de futebol original. Com times de 16 países diferentes, a Copa dos Refugiados reunirá em torno do esporte mais popular do Brasil cerca de 200 estrangeiros que vivem no país – após deixarem sua terra natal devido a conflitos, guerras e perseguições.

A Copa é organizada pelos próprios refugiados, que estão envolvidos na formação dos times, na tomada de decisões e na composição da música oficial, além de outras atividades previstas para o dia do evento. Todo este processo está sendo registrado em um documentário realizado pela produtora Volcano Hotmind. O vídeo-clip da música oficial, chamada de Hino da Copa, já está disponível no YouTube, no endereço http://bit.ly/WQ3gRd

O evento conta com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), da ONU Mulheres, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Cruz Vermelha Brasileira (filial São Paulo), além de entidades privadas, religiosas e de organizações da sociedade civil, como a organização não governamental IKMR.

Entre os times participantes estão seleções da Síria, Colômbia, Mali, Afeganistão Serra Leoa, Paquistão e República Democrática do Congo – países afetados por guerras e crises humanitárias.

A Copa dos Refugiados contará com atividades culturais paralelas e ações de prevenção e combate à violência de gênero e AIDS, por meio das campanhas da ONU “O Valente não é Violento” e “Proteja o Gol”. A cerimônia de abertura contará com a presença do representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, e um representante da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Copa dos Refugiados acontece em São Paulo, com times de 16 países diferentes/

Refugiados apoiam a campanha “O Valente não é Violento”
Foto: Thays Prado/ONU Mulheres

 

Segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), o Brasil possui cerca de 5,2 mil refugiados reconhecidos, de 80 nacionalidades diferentes (34% são mulheres). Nos últimos quatro anos, o número de solicitações de refúgio no país cresceu 800% – aproximadamente 500 em 2010, chegando a mais de 5.200 ao final do ano passado.

O Brasil é signatário do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas e possui uma própria legislação sobre o refúgio (Lei nº 9.747/97). A maioria das solicitações de refúgio está na Região Sudeste (29,35%), sendo São Paulo o estado com mais demandas (23%) – de acordo com dados consolidados ao final de 2013.

A Copa dos Refugiados acontece das 8h às 17h, no Campo da Tia Eva, Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério.

Para mais informações, visite a página oficial da Copa dos Refugiados no Facebook ou entre em contato com as assessorias de comunicação da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (11.3115-2674 / 9.8663-2144) ou do ACNUR (61.3044.5744 / 8187.0978).