• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em Campo Grande, ONU Mulheres visita futuras instalações da Casa da Mulher Brasileira



07.11.2014


Espaço oferecerá serviços públicos integrados para dar celeridade ao atendimento de mulheres em situação de violência

Em Campo Grande, ONU Mulheres visita futuras instalações da Casa da Mulher Brasileira/

Especialistas de gênero e profissionais de justiça acompanham obra da Casa da Mulher Brasileira, cuja capacidade de atendimentoserá de 200 mulheres por dia

 

A Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, poderá ser a primeira dentre as 27 previstas pelo programa Mulher, Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a ser inaugurada. O espaço oferecerá serviços públicos integrados de justiça, segurança pública, saúde e assistência psicossocial para dar celeridade ao atendimento de mulheres em situação de violência.

A obra foi visitada, na manhã desta quinta-feira (7/11), pela gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil, Joana Chagas. Ela estava acompanhada da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; da coordenadora Especial da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania do Mato Grosso do Sul, Tai Loschi; e de procuradoras e procuradores de justiça.

Na comitiva, a procuradora-geral da República da Guatemala, Thelma Esperanza Hernández, convidada para participar do Fonavid pela ONU Mulheres se impressionou positivamente pela estrutura física e de serviços a serem ofertados pela Casa da Mulher Brasileira.

Localizado na Rua Brasília, no bairro Jardim Imá, o espaço reunirá serviços públicos de apoio às mulheres em situação de violência, tais como delegacia especializada (Deam), juizado e varas, defensoria, promotoria, equipe de atendimento psicossocial e orientação para emprego e renda. Como apoio, estão previstos brinquedoteca, auditório, alojamento de passagem e área de convivência para as mulheres. De acordo com a SPM, a Casa da Mulher Brasileira terá capacidade de atender até 200 mulheres por dia, 6 mil por mês e 72 mil por ano.

De janeiro a meados de setembro deste ano, o estado do Mato Grosso do Sul computou 4.250 ocorrências de violência contra as mulheres, sendo 322 homens presos pela Deam.