• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Parceira da ONU Mulheres, Mangueira homenageia brasileiras, neste domingo (15), na Marquês de Sapucaí



14.02.2015


Parceira da ONU Mulheres, Mangueira homenageia brasileiras, neste domingo (15), na Marquês de Sapucaí/

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, em visita ao barracão da escola Foto: Natália Luz/UNIC Rio

Tradicional escola de samba incorporou-se ao calendário nacional da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, da ONU Mulheres

 

Um menino que sonha um mundo com igualdade de gênero e reverencia as mulheres da verde e rosa e as brasileiras que lutam todos os dias para superar as desigualdades de gênero. Esse é o enredo que a verde e rosa carioca apresentará neste domingo (15), na Marquês de Sapucaí, na disputa pelo campeonato dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro do grupo especial.

A trama está alicerçada no Ano das Mulheres na Mangueira, instituído neste 2015 pela verde e rosa. A homenagem às brasileiras motivou a parceria da escola de samba com a ONU Mulheres Brasil no calendário nacional da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”. Esta iniciativa tem como objetivo buscar novos compromissos com a implementação da Plataforma de Ação de Pequim, elaborada em 1995, durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher.

O desfile acontecerá no domingo (15), às 22h, e contará com a presença da representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, bem como representantes de outras agências da ONU e de organizações dedicadas à igualdade de gênero. A Mangueira será a segunda escola a entrar na avenida.

Ponto alto do Ano das Mulheres na Mangueira, o desfile evidenciará os papeis das mulheres na sociedade atual e na história do país. O público eletrizante do Carnaval, seja na Sapucaí ou na audiência da TV, verá por meio do desfile mensagens de valorização das mulheres exercendo distintos papéis sociais, seja como donas de casa, as grandes mulheres que fizeram a história da comunidade da Mangueira e outras que contribuíram para o imaginário e construção social do país em distintos campos.

O Ano das Mulheres na Mangueira, que vai até setembro de 2015, destaca a importância das mulheres da comunidade que trabalham incansavelmente e exercem um papel fundamental para passar a cultura do Samba para as gerações futuras. Atividades para o Ano das Mulheres da Mangueira incluirão workshops sobre temas relacionados com a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres com o público de projetos sociais para mulheres e homens, meninas e meninos da comunidade, que contarão com o apoio da ONU Mulheres no Brasil e parceiros.

Pequim+20 no Carnaval – Além da parceria com a Mangueira, a ONU Mulheres também promoverá ações de divulgação da campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” durante os blocos Carmelitas e Mulheres Rodadas no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Esta é uma campanha nacional coordenada pela ONU Mulheres, desenvolvida em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), a OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde), e o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro. Tem criação e planejamento de mídia pro bono da Propeg Comunicação SA.

Programação

15 de fevereiro de 2015 – domingo
22h – Desfile da Mangueira (Marquês de Sapucaí) – Rio de Janeiro


17 de fevereiro de 2015 – terça-feira
8h – Bloco Carmelitas (Ladeira de Santa Teresa) – Rio


18 de fevereiro de 2015 – quarta-feira
9h – Bloco das Mulheres Rodadas (Largo do Machado) – Rio