• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Anúncio da diretora executiva da ONU Mulheres


Anúncio da diretora executiva da ONU Mulheres/

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou no dia 10 de julho de 2013 a nomeação da Sra. Phumzile Mlambo-Ngcuka, da África do Sul, como o nova Diretora Executiva da ONU Mulheres, a Entidades das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

A declaração diz:

“A Sra. Phumzile Mlambo-Ngcuka combina uma vasta experiência na defesa de questões de direitos das mulheres com liderança estratégica, construção de consensos e experiência em administração. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Vice-Presidente da África do Sul de 2005 a 2008. A Sra. Mlambo-Ngcuka tornou-se membro do parlamento em 1994, presidindo o Comitê de Serviço Público. Ela foi vice-ministra do Departamento de Comércio e Indústria (1996-1999), ministra de Minas e Energia (1999-2005) e serviu brevemente como ministra interina de Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia em 2004.

A Sra. Mlambo-Ngcuka foi Coordenadora da Associação Cristã Mundial de Moças, em Genebra (1984-1986) e serviu como a primeira presidenta da Organização Natal de Mulheres, uma afiliada da Frente Democrática Unida, quando se formou, em dezembro de 1983. Ela criou ainda a Fundação Umlambo em 2008, para dar apoio às escolas em áreas pobres da África do Sul através de orientação e treinamento de professores e no Malawi através de melhorias das escolas com parceiros locais.

A Sra. Mlambo-Ngcuka tem mestrado em Filosofia em Planejamento e Política Educacional pela Universidade de Cape Town (2003) e bacharelado em Educação pela Universidade do Lesoto (1980). Em 2003, ela foi premiada com um doutorado honorário pela Universidade de Western Cape.

Nascida em 1955, a Sra. Mlambo-Ngcuka é casada e tem três filhos.”