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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero anuncia vencedoras e vencedores



02.09.2015


Este ano o certame recebeu 2527 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1495 da categoria de Estudante de Ensino Médio e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero

 

10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero anuncia vencedoras e vencedores /

 

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres divulgaram, em 12 de agosto, os nomes de ganhadores e ganhadoras da 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

O Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Este ano o certame recebeu 2527 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1495 da categoria de Estudante de Ensino Médio e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Para avaliar as categorias “Estudante do Ensino Médio (Etapa Nacional e Etapa Unidade da Federação)” e “Escola Promotora da Igualdade de Gênero” foi constituída uma comissão julgadora composta por: Débora Diniz (UnB); Keila Deslandes (UFOP); Tânia Welter (UFSC); Jaycelene Brasil (Instituto São José – Acre); Daniel Arruda Martins (UFMG); Maria Aparecida Bento (Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades) e Arianna Sala (consultora).

Para avaliar as categorias “Estudante de Graduação”, “Graduada(o), Especialista e Estudante de Mestrado” e “Mestra(e) e Estudante de Doutorado” foi constituída uma comissão julgadora composta por: Débora Diniz (UnB); Fernando Altair Pocahy (UERJ); Karla Maria Damiano Teixeira (UFV); Paula Regina Costa Ribeiro (FURG); Roseli Fischmann (UMESP) e Wilma de Nazaré Baia Coelho (UFPA).

Agraciadas(os) com o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero:

Na categoria ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO

Etapa Nacional

UF

Nome da(o) Agraciada(o)

Título da Redação

Escola

Orientadora(or)

CE

Ana Kelle Borges de Ávila

A luta não cessará – Uma chama de esperança em meio às cinzas da desigualdade

Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre

Jordana Érica Mesquita da Silva Gomes

MG

Maria Beatriz Pinto

Carta a Pagu: notícias do século XXI para uma rebelde do século XX

Colégio Stella Matutina

RJ

Mateus Amâncio Vitorino de Paula

A dama de vermelho

Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Ana Lucia da Costa Silveira

 

Etapa Unidade da Federação

UF

Nome da(o) Agraciada(o)

Título da Redação

Escola

Orientadora(or)

AC

Saria Soares de Souza

Sou mulher, sou negra, moro na Amazônia e defendo a equidade

Escola Estadual Doutor Djalma da Cunha Batista

Antonio Henrique Martins de Carvalho

AL

José Nilson Nobre Filho

Sob o teto da amargura

Instituto Federal de Alagoas ¿ IFAL – Campus Arapiraca

Sandra Araujo Lima

AP

Fernanda Marcele Bastos Pereira

Mineração: Sonho ou Realidade?

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP

Lidia Dely Alves de Sousa Meira

CE

Gleidiane Lima Rocha

Eu sou livre!

Escola de Ensino Médio Almir Pinto

DF

Rebecca Caroline Silva do Nascimento

Faça Acontecer – A mulher no mundo e no Brasil: Quanto elas custam?

Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga – CEMEIT

ES

Gabriel Guimarães Borges

Aos Amigos

Centro Educacional Leonardo da Vinci

Luciana Moraes Barcelos Marques

GO

Taynnara Cristina Lima Aguiar

O homem e a dança

Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) – Garavelo Park

Rogério Gomes Pereira Júnior

MA

Henriqueta Evangeline Feitosa Rabelo

Um homem frágil

Escola Crescimento

MG

Krisley de Fátima Silva de Araújo

Feminismo: Mais do que uma escolha, uma necessidade

Colégio Santo Agostinho – Contagem

Anselmo Luiz Pereira Campos

MS

Tainá Costa de Oliveira

Um desnecessário rito de passagem

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul ¿ Campus Ponta Porã

Eli Gomes Castanho e Fabrícia Carla Viviani

MT

Ana Carolina Rimoldi Fachinello

O pesadelo de quem sofre

Centro Educacional Piaget

Maria do Carmo Mendonca

PA

Thiago Felipe Matos de Araújo

Do Marajó à Marinha: uma mulher movida pela força das águas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ¿ Câmpus Tucuruí

Miranilde Oliveira Neves

PB

Jonatha Gomes de Medeiros

Relatório sobre o Planeta Azul

Escola Estadual do Ensino Médio Maria José de Souza

Heliandro Henrique da Silva

PE

Giovanna Machado Dias

Para não dizer que não falei dos gêneros

Colégio Grande Passo

Josete Targino

PR

Caroline Klug

Apenas mulher

Colégio SESI de Ampére

Ana Rita Dalla Costa

RJ

Pamela Barbosa Martins

Até quando?

Ciep Brizolão 472 – Candido Portinari

RN

Fernanda Oliveira Rego

Desconstruindo as desigualdades de gênero no espaço escolar

Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte ¿ Campus Natal- Zona Norte

Francisco Leandro Torres

RS

Beatriz Conceição da Costa

Os crimes contra as mulheres afetam a todos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ezequiel de Souza

SC

Mirna Victória Unkelbach Werner

Sorte, azar e trabalho

Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú

Marcelo Jorge Werner

SP

Marcela Amado Felício

Mulheres negras: a minoria dentro da minoria

Colégio Santo André

Maria Teresa Martins

TO

Lucas Miranda Parente de Araújo

Um pouco de pioneirismo e humanidade

Colégio Marista Palmas

Fadia Rodrigues Samra

 

Na categoria ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO

UF

Nome da Escola Promotora

Projeto Pedagógico

CE

E.E.F.M.Dona Antônia Lindalva de Morais

“Quem Cala, Consente”.

Ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

DF Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia

Projeto Mulheres Inspiradoras

Go

Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira – CEPSS

Dinamizando Gênero: Propostas Construídas e Dialogadas na Escola

MG Colégio Dom Bosco Araxá

Carolina em Preto e Branco

MS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Oficina de Textos e Ideias: Igualdade de Gêneros na Diversidade dos Gêneros

PA EEEFM João Gabriel Da Silva

Tod@s Iguais em Direitos e Oportunidades

PE EREM Maria Cavalcanti Nunes

Erê: Brincando vencemos o Preconceito no Universo das Mulheres Negras

PR Centro Estadual De Educação Básica para Jovens e Adultos CEEBJA

Mulheres de Luz: Desconstruindo Mitos e Preconceitos de Gênero nas EJA

RJ Colégio Pedro II – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEABCPII)

Mulheres Negras: Desconstruindo Estereótipos

RN Escola Estadual Rômulo Wanderley

Estratégias Metodológicas Interativas e Discursivas sobre a Igualdade de Gênero e Sexualidade

RS Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont

A Mulher e a Igualdade de Gênero

SC Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl

Uma Semente Plantada em Terra de Agricultores

SP EMEB Lucy Bertoncini

Igualdade de Gênero: Construindo Imagens

 

Na categoria ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO:

– Ana Gabriella Reis de Souza,da Universidade de Brasília (UnB), estudante do curso de Direito, tendo como orientadora a Profa. Lara Parreira de Faria Borges, com o artigo científico: “Licença parental partilhada: uma alternativa para a diminuição da desigualdade de gênero no âmbito do trabalho”.

– Jéssica Santos Ferreira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), estudante do curso de Letras, tendo como orientadora a Profª Valeria Rosito, com o artigo científico: “Igualdade de gênero na berlinda: embates intragênero em Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus”.

Na categoria GRADUADA(O), ESPECIALISTA E ESTUDANTE DE MESTRADO:

– Adriano Souza Senkevics, da Universidade de São Paulo (USP), da área de Educação, tendo como orientadora a Profª Marilia Pinto de Carvalho, com o artigo científico: “Boas garotas, boas alunas? Educação, família e o sucesso escolar de meninas de camadas populares do munícipio de São Paulo”.

– Ellen Graziele de Sousa Didi, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de História, tendo como orientadora a Profª Olivia Candeia Lima Rocha, com o artigo científico: “Entre facas e espingardas: memórias sobre insubordinação feminina e violência masculina no cotidiano do cabaré Ferro Vei na cidade Inhuma-PI em meados do século XX”.

Na categoria MESTRA(E) E ESTUDANTE DE DOUTORADO:

– Inailde Correa de Almeida, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área de Antropologia, tendo como orientador o Prof. Francisco de Assis Costa, com o artigo científico: “Os rios amazônicos não são masculinos: A atuação feminina na pesca varzina à luz da teoria da Eficiência Reprodutiva “.

– Nayara de Lima Monteiro, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da área de Relações Internacionais, tendo como orientador o Prof. Carlos Enrique Ruiz Ferreira, com o artigo científico: “A construção da transversalidade da perspectiva de gênero no Mercosul: alcances e limitações a partir das relações de poder “.