• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Integração da mulher aos processos de paz e direitos humanos é foco de debate da ONU



16.10.2015


Em aniversário de 15 anos da resolução 1325, Conselho de Segurança ressalta seus benefícios e reafirma comprometimento com a inclusão da mulher

Integração da mulher aos processos de paz e direitos humanos é foco de debate da ONU/

Mulheres na região do Chocó, Colômbia, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher
Foto: UNIC Rio/Mariana Nissen

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon reafirmou seu compromisso com a inclusão da mulher nos processos de construção da paz e proteção dos direitos humanos nessa terça-feira (13), comemorando o 15º aniversário da Resolução 1325. O Conselho de Segurança da ONU adotou novo texto garantindo a integração da mulher, levando em consideração os contextos de cada país na sua agenda.

Ban Ki-moon destacou que medidas de inclusão foram adotadas desde 2000, mas reconheceu a necessidade de maior participação das mulheres. O secretário-geral enfatizou ainda a importância de tomar medidas para proteger os direitos das mulheres mais vulneráveis, como as indígenas e as vítimas do extremismo violento.

“As vozes das líderes e ativistas mulheres pela paz são raras nesse fórum. Mas são as mais importantes que você vai ouvir hoje”, declarou a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, ressaltando os movimentos femininos para promover a justiça.

Mlambo-Ngcuka exemplificou a atuação das mulheres com os processos de paz na Colômbia e Filipinas acrescentando que, para construir a paz, uma “significativa inclusão de mulheres” se faz necessária.