• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Américas e Caribe têm boa expectativa sobre presidência do Brasil na 60ª Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, em março de 2016



07.07.2015


Panorama foi feito pela diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, ao Ministério das Relações Exteriores durante missão oficial

 

Gênero, macroeconomia e política internacional. Esses foram os principais assuntos da audiência da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, com o embaixador Carlos Antônio da Rocha Paranhos, subsecretário geral de Política I do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, em 23 de junho.

O encontro foi acompanhado pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, e pelo ministro Alexandre Ghisleni, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Itamaraty. A diretora regional agradeceu, por meio do embaixador, a contribuição voluntária de recursos do Brasil para a ONU Mulheres, o que serve de exemplo para outros países. “A estrutura está pronta, mas são necessários mais recursos para aumentar a capacidade de resposta da ONU Mulheres”, afirmou Luiza Carvalho.

Sobre macroeconomia e gênero, a diretora regional demonstrou o interesse de outros países latino-americanos e caribenhos em estatística e mecanismos de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exemplo de estudos sobre gênero e uso do tempo. A diretora mencionou o trabalho do Comitê de Gênero do Itamaraty, o qual é uma das agendas destacadas por delegação mexicana que visitará o Brasil nos próximos meses, para intercâmbio em políticas para as mulheres.

A diretora relembrou a posição do Brasil, manifestada pela secretária executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Linda Goulart, na 59ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), em apoio ao avanço dos compromissos dos países com a implementação da Plataforma de Ação de Pequim. De acordo com a diretora Luiza Carvalho, “há grande expectativa com relação ao Brasil no exercício da presidência da CSW”.

Cooperação Sul-Sul – A representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, pontuou o trabalho realizado com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no programa de cooperação Sul-Sul entre Brasil e Moçambique na área de empoderamento econômico de mulheres. Essa iniciativa é financiada pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e conta, ainda, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo das Nações Unidas (IPC-IG).

Missão oficial – Em sua primeira missão oficial ao Brasil, a diretora da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, teve agenda de compromissos em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, de 22 a 26 de junho. Investida no cargo desde setembro de 2014, Luiza Carvalho tem dedicado parte da agenda em missões na América Latina e Caribe para estreitar laços diplomáticos e ampliar a interlocução com autoridades, empresas e sociedade civil em favor do mandato da ONU Mulheres: a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.