• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

BMF Bovespa se une a mais de 40 bolsas de valores do mundo e toca o sino pela igualdade de gênero em ato com a ONU Mulheres



08.03.2017


Ação incentiva conscientização do setor privado sobre oportunidades para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Articulação é conduzida pelo Pacto Global, ONU Mulheres, Iniciativa de Bolsas de Valores Sustentáveis, Federação Mundial de Bolsas de Valores – IFC Grupo Banco Mundial e Women in ETPs

BMF Bovespa se une a mais de 40 bolsas de valores do mundo e toca o sino pela igualdade de gênero em ato com a ONU Mulheres/

No Dia Internacional das Mulheres de 2016, diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka (de azul), participou de cerimônia em Nasdaq, bolsa de valores de Nova York
Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

Pela primeira vez, neste Dia Internacional das Mulheres, o Brasil se soma à cooperação global Toque o Sino pela Igualdade de Gênero (Ring the Bell for Gender Equality) por meio da BMF Bovespa, aliando-se a outras 43 bolsas de valores, apoiadoras do empoderamento das mulheres. Em sua terceira edição no mundo, a cerimônia acontece para aumentar a conscientização do setor privado sobre as oportunidades para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável, como fundamentais para para impulsionar a economia global.

Na ocasião, a BMF Bovespa fará a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres e do Pacto Global, somando-se a outras cem companhias no Brasil. No mundo, mais de 1.400 empresas firmaram compromisso com a igualdade de gênero.

“Tocamos os sinos da Bovespa para visibilizar todas as mulheres que movem a economia brasileira. Falamos de trabalhadoras de diversas profissões, de diferentes faixas salariais, de distintos cargos e de variadas formas de trabalho seja remunerado, informal ou não remunerado – aquele que é feito dentro de casa e pouco é reconhecido. Tocamos os sinos da Bovespa para que as mulheres sejam priorizadas e para que seja fortalecida a distribuição dos recursos econômicos a partir do desenvolvimento sustentável com igualdade de gênero, raça e etnia”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, que participará do evento.

A cerimônia terá a presença de Edemir Pinto, diretor presidente da BMF Bovespa; de Denise Pavarina, membro do Conselho de Administração da BMF Bovespa; de Luiza Helena Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luiza; de Beatriz Martins Carneiro, secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, entre outras pessoas.

Igualdade de gênero nos negócios – Uma das prioridades da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável dos Estados-Membros da ONU, a igualdade de gênero tem sido incorporada nas práticas de empresas. Essa perspectiva conduz ao aprimoramento de práticas, a parcerias público-privadas e investimento de recursos para alcançar a igualdade entre mulheres e homens e o valor financeiro de longo prazo. Embora reconheça cada vez mais que o avanço da igualdade de gênero por meio de operações de negócios e cadeias de valor significa melhores talentos, maior produtividade, mais clientes e uma linha de fundo mais forte, o progresso continua lento. Para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o setor privado precisa continuar avançando em ritmo acelerado.

A série de eventos Toque o Sino (Ring the Bell) pretende incentivar as partes interessadas a remover barreiras legais, sociais e econômicas que estão restringindo o empoderamento econômico das mulheres. A série de eventos é uma parceria da Iniciativa de Bolsas de Valores Sustentáveis juntamente com o Pacto Global da ONU, ONU Mulheres, IFC, Women in ETFs e a Federação Mundial de Bolsas de Valores.

Como parte dos eventos, as e os participantes são encorajados a assumir compromissos para melhorar a igualdade de gênero em seus mercados, como assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), melhorar a diversidade na alta administração e no conselho, desenvolver políticas mais favoráveis à igualdade de gênero.

Cerimônia Toque o Sino Pela Igualdade de Gênero (Ring the bell for gender equality) na BMF Bovespa
Data: 8 de março de 2017
Horário: 9h
Local: BMF Bovespa – São Paulo/SP