• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Brasil e Paraguai se unem ao movimento ElesPorElas e mobilizam 1.000 pessoas entre parcerias e empregados



08.07.2015


Diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, James Spalding, fizeram adesão online como expressão do engajamento da empresa ao movimento ElesPorElas

Brasil e Paraguai se unem ao movimento ElesPorElas e mobilizam 1.000 pessoas entre parcerias e empregados/

Itaipu Binacional assume liderança ao inspirar articulação multisetorial em favor da igualdade de gênero
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

Primeira empresa pública no Brasil e no Paraguai a aderir ao Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade Gênero, a Itaipu Binacional realizou, em 25 de junho, em Foz do Iguaçu, ato que reuniu cerca de 1.000 pessoas entre parcerias, empregadas e empregados. Um dos pontos altos da adesão da empresa foi o cadastro online dos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, James Spalding, conferido pela diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, entre outras autoridades.

“Irmanados, Brasil e Paraguai, representados pela Itaipu e pelas ministras das Mulheres, evidenciam os esforços de HeForShe que visa obter o apoio público de um bilhão de homens, como a expressão da vontade de transformar, pela via da inclusão, as relações entre homens e mulheres, meninos e meninas. Além do comprometimento individual, HeForShe nos desafia a atuar com determinação e mobilizar setores que poderão alocar a energia estratégica para a igualdade de gênero: empresas, universidades e governos”, discursou a diretora Luiza Carvalho.

De acordo com a diretora regional, se nada for mudado, uma pessoa que nasça hoje chegará aos 87 anos de idade sem ter visto de fato ocorrer a igualdade entre os gêneros. A meta mundial da ONU é que a equiparação seja atingida dentro de 15 anos em alusão à iniciativa ‘Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero’.

 

Brasil e Paraguai se unem ao movimento ElesPorElas e mobilizam 1.000 pessoas entre parcerias e empregados/

 

Voltando-se a duas funcionárias paraguaias da Itaipu que ultrapassaram as barreiras de gênero, o diretor geral paraguaio James Spalding falou do seu compromisso com a liderança das mulheres. “Yo sou ÉlPorElla”, registrou. O diretor geral brasileiro, Jorge Samek, lembrou as primeiras discussões sobre igualdade de gênero, travadas por Rose Marie Muraro e a atual senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), cujos resultados são reconhecidos nas certificações do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedidas pelo governo brasileiro e pelas Nações Unidas, e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres.

 

Brasil e Paraguai se unem ao movimento ElesPorElas e mobilizam 1.000 pessoas entre parcerias e empregados/

Diretores gerais fizeram adesão online para incentivar funcionários da empresa binacional
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

 

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), levou o abraço da presidenta Dilma Rousseff, dizendo que ela “não regateia um passo atrás na lute pelo empoderamento das mulheres e estabeleceu tolerância zero à violência contra as mulheres”. A ministra reiterou o compromisso do governo com o programa Mulher, Viver sem Violência, sendo um dos equipamentos existentes em Foz do Iguaçu para atender mulheres migrantes da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

Para a ministra Eleonora, “o movimento ElesPorElas é extremamente oportuno porque também temos de falar com os homens sobre discriminação, violência de gênero, raça, religiosidade e sexualidade, que estão presentes na cultura patriarcal. Essa campanha põe a mão na ferida do valor, da ética”. Conforme Menicucci, o “ódio às diferenças é insuportável e temos de criar estratégias para romper com isso e ter os homens e meninos, pais, avôs a favor dessa luta”. Ao final, a ministra desafiou o Brasil a fazer com que o movimento ElesPorElas chegue “no cotidiano de quem carrega lata na cabeça”.

Para a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, vencedora do Oslo Business for Peace Awards e reconhecida nacional e internacionalmente como uma das principais defensoras do empoderamento feminino, a adesão da empresa ao movimento mostra mais uma vez o protagonismo de Itaipu.

A diretora explica que o Comitê de Incentivo à Equidade de Gênero já vinha envolvendo os homens nesse debate, por meio de ações afirmativas, que geram mudanças de comportamento e, por consequência, da cultura organizacional. E, o que é melhor: traz benefícios para os dois gêneros. “Com esse novo passo, a binacional passa a discutir de forma ainda mais contundente uma agenda, que é urgente e de extrema importância para toda a humanidade e a sustentabilidade do planeta”.

 

 

Brasil e Paraguai se unem ao movimento ElesPorElas e mobilizam 1.000 pessoas entre parcerias e empregados/

Empresa também assumiu o compromisso público em compor o Comitê Brasil ElesPorElas
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

 

Pequim+20 – Os 20 anos da 4ª Conferência Mundial da Mulher foram lembrados pela ministra da Mulher do Paraguai, Ana Maria Baiardi, junto com a Plataforma de Ação cujas áreas de preocupação continuam atuais. Para a ministra, há urgência em se obter a igualdade de gênero e “o convencimento da desigualdade tem que ser do homem”.

Ao lado da representante da ONU Mulheres Paraguai, Carolina Taborga, a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, agradeceu o envolvimento da Itaipu no movimento ElesPorElas. “A capacidade de agregar de Itaipu irá influenciar positivamente o mundo corporativo”, a partir da adesão à campanha e à criação do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe).

O ato de adesão da Itaipu Binacional ao movimento ElesPorElas e de criação do Comitê Brasil ElesPorElas foi prestigiado por autoridades brasileiras e paraguaias, empregadas e empregados da Itaipu, polos tecnológicos, empresas, universidades, mídia e homens públicos.