• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“Brasil se destaca nas Américas em políticas para as mulheres”, diz diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe



02.07.2015


Em encontro com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Luiza Carvalho ressalta gestão de políticas de políticas para as mulheres no país

“Brasil se destaca nas Américas em políticas para as mulheres”, diz diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe/

Ministra Eleonora Menicucci, ladeada pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, e pela diretora regional da ONU Mulheres Luiza Carvalho
Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres

Enfrentamento à violência contra as mulheres e inclusão econômica das mulheres através de políticas públicas. Estes foram os destaques feitos pela diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, em audiência com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). As observações foram feitas no primeiro dia da missão oficial da diretora (22), que se iniciou em Brasília, ao conhecer mais as ações do governo brasileiro por meio do programa Mulher, Viver sem Violência e a construção das Casas da Mulher Brasileira.

A ministra Eleonora apontou, como exemplo da transversalização de gênero nas políticas públicas, o Plano Safra que vem proporcionando o empoderamento econômico de mulheres do campo e da floresta, além da documentação rural que garante cidadania para mais de 1 milhão de trabalhadoras rurais.

No encontro, Luiza Carvalho ressaltou a expectativa da ONU Mulheres com a 60ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, que será presidida pelo Brasil, em março de 2016 em Nova Iorque. E afirmou: “O Brasil se destaca nas Américas em políticas para as mulheres e vem colaborando para a garantia de direitos das mulheres com atuação decisiva em encontros internacionais”.

Acompanhada da representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, Carvalho também salientou a importância dos indicadores de gênero produzidos no país e a resposta para o enfrentamento à violência contra as mulheres, a exemplo da tipificação do feminicídio como crime hediondo das mortes de mulheres por razões de gênero. As duas áreas se tornaram programas mundiais da ONU Mulheres devido às ações desenvolvidas nas Américas.

Por sua vez, a ministra Eleonora sinalizou que essas temáticas podem ser mais bem articuladas, em espaços como a Reunião de Ministras e Altas Autoridades do Mercosul (RMMAM), para melhorar as respostas dos governos em relação aos direitos das mulheres. O próximo encontro do grupo acontecerá, em julho, em Brasília, sob a presidência do Brasil, com a presença de 15 países.

Missão oficial – Em sua primeira missão oficial ao Brasil, a diretora da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, teve agenda de compromissos em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, de 22 a 26 de junho. Investida no cargo desde setembro de 2014, Luiza Carvalho tem dedicado parte da agenda em missões na América Latina e Caribe para estreitar laços diplomáticos e ampliar a interlocução com autoridades, empresas e sociedade civil em favor do mandato da ONU Mulheres: a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.