• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Caça aos Livros ElesPorElas HeForShe acontece, em 25/5, na Estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo



24.05.2018


Caça aos Livros ElesPorElas HeForShe acontece, em 25/5, na Estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo/onu mulheres noticias elesporelas heforshe 2

 

Organizada pela ONU Mulheres e pelo Metrô de São Paulo, ação visa a incentivar a leitura de livros feministas que promovem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres

Nesta sexta-feira, dia 25 de maio, a ONU Mulheres e o Metrô de São Paulo, com apoio das empresas Atento, Avon, Canal GNT e Heads Propaganda realizarão, pela primeira vez, a Caça aos Livros ElesPorElas HeForShe. Inspirada no clube de leitura “Nossa estante compartilhada” (do inglês, “Our Shared Shelf”), criado pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, a Caça aos Livros HeForShe será uma ação de engajamento com foco em jovens, de todos os gêneros, no Movimento ElesPorElas HeForShe; e de incentivo à leitura de livros de autoras mulheres que abordam temas de igualdade de gênero, raça e etnia. Participantes que se inscreveram dentro do período de 11 a 16 de maio foram credenciadas e credenciados para participar.

A Caça aos Livros acontecerá às 14h na estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo, com liderança da equipe da ONU Mulheres. A ação consistirá em um jogo onde participantes poderão procurar, ao longo de uma hora, uma de 150 cópias do livro “Malala: a menina que queria ir para a escola”, da escritora brasileira Adriana Carranca. Dessas 150 cópias, 30 serão premiadas com um cupom que poderá ser trocado por mais um livro, escolhido, autografado e doado pelas seguintes personalidades apoiadoras do movimento ElesPorElas HeForShe: as integrantes do elenco do Canal GNT, Astrid Fontenelle, Bela Gil, Fernanda Rodrigues, Gaby Amarantos, Helena Rizzo, Mariana Weickert, Micaela Goes, Mônica Martelli, e Pitty; a Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa; a jornalista Ana Paula Padrão, a defensora para a Prevenção e a Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU Mulheres, Juliana Paes; as defensoras dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres, Kenia Maria e Taís Araújo; a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga; e a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

“Queremos incentivar cada vez mais a leitura de livros sobre mulheres inspiradoras e sobre a igualdade de gênero, em especial entre jovens, pois a leitura é uma fonte poderosa de conhecimento e empoderamento. A literatura feminista é capaz de nos trazer novas perspectivas, de transformar a nossa maneira de pensar, de nos fornecer novas referências de representatividade, e de eliminar preconceitos, de modo a inspirar os leitores e leitoras a se tornarem conscientes de comportamentos preconceituosos e que discriminam e se tornarem agentes da mudança para a igualdade de gênero”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

A embaixadora global do movimento HeForShe, Emma Watson, também contribuiu para a ação, com o envio de uma cópia autografada do livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker – um dos títulos selecionados pelo Clube de Leitura.

Confira abaixo as obras que foram escolhidas e doadas pelas personalidades apoiadoras para a Caça aos Livros HeForShe:

Malala, a menina que queria ir para a escola Adriana Carranca
A cor púrpura Alice Walker
A princesa salva a si mesma neste livro Amanda Lovelace
Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves
Mulheres, Raça e Classe Angela Davis
Monica Força Bianca Pinheiro
Sejamos todos feministas Chimamanda Adichie
Para educar crianças feministas Chimamanda Adichie
A hora da estrela Clarice Lispector
Mulheres que correm com os lobos Clarissa Pinkola Estés
Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo
Olhos d’água Conceição Evaristo
A amiga genial Elena Ferrante
Vivendo minha vida Emma Goldman
Histórias de ninar para garotas rebeldes Francesca Cavallo e Elena Favilli
Histórias de ninar para garotas rebeldes Vol 2 Francesca Cavallo e Elena Favilli
Flechinha – O Príncipe da Floresta Kenia Maria
Lute como uma garota Laura Barcella e Fernanda Lopes
O Conto de Aia Margaret Atwood
As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo Rachel Ignotofsky
Fome Roxane Gay
O segundo sexo Simone de Beauvoir
Um teto todo seu Virginia Woolf

Para mais informações sobre o movimento ElesPorElas HeForShe, assine e acesse: www.ElesPorElas.org

Siga o movimento ElesPorElas HeForShe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/ElesPorElasHeforShe
Instagram: instagram.com/ElesPorElasHeForShe
Twitter: twitter.com/ElesPorElas

Para mais informações, contatar:
Amanda Talamonte
Coordenadora do Movimento ElesPorElas HeForShe
ONU Mulheres Brasil
Amanda.talamonte@unwomen.org