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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com apoio da ONU Mulheres, documentário revela dados inéditos sobre masculinidade no Brasil



24.07.2019


Trailer do documentário “O silêncio dos homens” traz insights de estudo que ouviu mais de 40 mil pessoas pelo Brasil e antecipa elementos de pesquisa que será divulgada na segunda quinzena de agosto

 

Com apoio da ONU Mulheres, documentário revela dados inéditos sobre masculinidade no Brasil/elesporelas heforshe destaques

Participação masculina em grupos que discutem o que é ser homem ainda é tímida: um em cada dez homens participa ou participou de grupos de homens
Imagem: Papo de Homem

Ser homem no Brasil é muito mais amplo e plural do que muita gente pensa. As masculinidades pela visão de mais de 40 mil pessoas, entre homens e mulheres brasileiras, são abordadas por pesquisa nacional, que é antecipada pelo trailer do documentário “O silêncio dos homens”, disponível no canal do youtube do Papo de Homem. Os dados da pesquisa completa serão divulgados na segunda quinzena de agosto. Estudo e audiovisual são resultado do trabalho de quase um ano desenvolvido por mais de 30 pessoas e viabilizado por Natura Homem e Reserva sob a liderança do Instituto PdH — braço de pesquisa do site PapodeHomem, com foco em estudos e desenvolvimento em florescimento humano — e a Zooma Inc, com apoio da ONU Mulheres Brasil por meio do movimento ElesPorElas HeForShe.

O estudo revela que em cada dez homens, sete afirmam terem sido ensinados na infância e na adolescência a não demonstrar fragilidade. A cada dez homens, sete lidam com um distúrbio emocional, em algum nível. “Uma das frases que mais escuto nas rodas de homens que conduzo por todo o país é que eles não têm nada para falar. Mas se o grupo permanece atento ao silêncio que vem a seguir, algo especial pode acontecer. Impulsionado pelo círculo de confiança à sua volta, a barragem se rompe. O silêncio é quebrado”, diz Guilherme Valadares, fundador do PapodeHomem e coordenador da pesquisa. Para ele, o mundo emocional de boa parte dos homens é um vulcão prestes a explodir e, por isso, é fundamental ir além, mapeando soluções e sonhando novas masculinidades possíveis.

Ainda segundo a pesquisa — que ouviu mais de 40 mil pessoas no Brasil inteiro — a participação masculina em grupos que discutem o que é ser homem ainda é tímida: um em cada dez homens participa ou participou de grupos de homens e um em cada dez tem interesse em participar de grupos, apontando que há uma grande oportunidade de abertura para o diálogo. Pensando nesse público, além da pesquisa — que terá base de dados 100% pública por meio de convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP — o Instituto PdH irá disponibilizar gratuitamente um livro-ferramenta com mapeamento das principais iniciativas que trabalham com a transformação das masculinidades e um guia de como criar um grupo de homens.

“A parceria com o PhD para a produção de ‘O silêncio dos homens’ nunca foi opção e sim obrigação para nós. É um orgulho que o Brasil esteja envolvido neste diálogo global e tão necessário que é a masculinidade. E este não é apenas um documentário, é um serviço de utilidade pública. Que sirva para começar a quebrar este tão barulhento silêncio”, afirma Rony Meisler CEO do Grupo Reserva.

“Desde a infância, a masculinidade é definida por meio de padrões impostos pela sociedade. Assim, meninos não podem chorar e demonstrar sentimentos. É um aprisionamento, vivido em silêncio, que pode gerar homens emocionalmente frágeis, afetivamente rígidos e muitas vezes violentos. O impacto disso na sociedade é terrível. A pesquisa endossa a urgência para se romper essa barreira e abrir o diálogo para que a masculinidade possa ser expressa em plenitude, livre de julgamentos”, diz Maria Paula Fonseca, diretora da Marca Natura.

Com previsão de lançamento para final de agosto, o PapodeHomem lança, em parceria com a Monstro Filmes, o documentário O Silêncio dos Homens, que tem como meta convidar os espectadores masculinos a quebrarem seus silêncios, se juntando a grupos de homens que já existem ou iniciando os seus. O PdH sonha com a possibilidade de que possa surgir um grupo de transformação das masculinidades em cada um dos 5.570 municípios do país. Espaços que encorajem homens a abrirem seus corações e assumirem a responsabilidade pelo cultivo de um futuro mais igualitário, saudável e benéfico.

A iniciativa também conta com apoio institucional da ONU Mulheres, parceira estratégica na aspiração do Instituto de trabalhar cada vez mais próximo a escolas e instituições de ensino por meio do movimento ElesPorElas HeForShe. “As mulheres vêm destacando como os homens precisam agir para eliminar as desigualdades com base em gênero e promover os direitos de mulheres e meninas. Isso implica reposicionamento das masculinidades e a construção de novas atitudes e modos de agir dos homens nas relações entre homens e mulheres com base na igualdade. É isso o que o movimento ElesPorElas HeForShe segue trabalhando em todo o mundo com homens e mulheres”, afirma a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino.

Para acompanhar o projeto, saber das novidades em primeiro mão e ter acesso aos materiais que serão disponibilizados, siga as redes sociais do PapodeHomem (Instagram e Facebook) e acesse o site.

Sobre o PapodeHomem e o Instituto PdH – O PapodeHomem é o maior portal independente de cultura masculina no Brasil. Criado em 2006 e mantido por uma comunidade de mais de 700 autores voluntários, desafia preconceitos, clichês e estereótipos. Acredita que a luta por um masculino mais lúcido com certeza passa por mais igualdade entre os gêneros. Para o PdH, é tempo de homens possíveis.

Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre Reserva – O Grupo Reserva abriga, além da marca masculina de mesmo nome, a infantil Reserva Mini, a feminina Eva, a inovadora Ahlma, e o casual maduro e básico de alta qualidade da Oficina. Em julho de 2018, o conglomerado lançou uma célula criativa de colaboração, com o nome de RSV+, onde mensalmente são desenvolvidas parcerias com marcas do varejo nacional e internacional, não necessariamente da moda. É também a única empresa brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo, publicado pela conceituada revista norte-americana Fast Company. O grupo conta com 83 lojas, cerca de 2 mil funcionários, além da presença em mais de 1,4 mil multimarcas pelo país. Com a Reserva e a Reserva Mini está presente em quatro dos principais marketplaces nacionais – Amazon Brasil, Mercado Livre, Netshoes/Zattini e B2W Digital.

Sobre Monstro Filmes – A Monstro Filmes é uma produtora audiovisual especializada em documentários e branded content. No mercado desde 2010, a gente acredita que conteúdo é um grande aliado na hora de gerar conversas relevantes e contar boas histórias.

Sobre a Zooma Inc. – A Zooma Inc. é um hub luso-brasileiro focado em insights, estratégia e inovação. Criada em 2003, possui equipes no Brasil e em Portugal, atendendo grandes marcas via estudos qualitativos e quantitativos, bem como ferramentas de design. Um dos seus propósitos é também utilizar seu expertise para projetos de inovação social e engajamento, como é o caso d'”O Silêncio dos Homens”. A Zooma Inc. acredita que a transformação social somente acontecerá via projetos colaborativos e com o envolvimento de muitas esferas da sociedade.

Sobre a ONU Mulheres – A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030, a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br

Sobre o movimento ElesPorElas HeForShe – O movimento ElesPorElas HeForShe é um movimento liderado pela ONU Mulheres, voltado à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Tem como objetivo engajar homens e meninos para relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas.  Saiba mais: heforshe.org/pt-br