• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Começa amanhã (8/3), em São Paulo, a Semana de Artes HeForShe – ElesPorElas no MAM



07.03.2017



Ao longo de uma semana, o Museu de Arte Moderna de São Paulo será sede de eventos diários sobre o empoderamento das mulheres na arte. As atividades ocorrerão entre 8 e 14 de março e terão entrada franca

Começa amanhã (8/3), em São Paulo, a Semana de Artes HeForShe   ElesPorElas no MAM/

São Paulo, 3 de março de 2017 – Entre os dias 08 e 14 de março, o movimento global ElesPorElas HeForshe pela igualdade de gênero estará promovendo, ao redor do mundo, a Semana de Arte HeForShe. Com abertura no Dia Internacional das Mulheres, a Semana de Artes HeForShe conectará as cidades de Nova York, Londres, Paris, Madri, Bangcok, Santiago e São Paulo, que realizarão eventos e atividades desenvolvidas com o objetivo de criar espaços para falar sobre a participação e representação das mulheres nas artes.

A primeira edição da Semana de Arte HeForShe foi realizada em Nova York em 2016 e, devido ao grande sucesso, este ano está se expandindo para outras grandes cidades ao redor do mundo. No Brasil, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) será sede de uma rica programação desenvolvida com o objetivo de gerar reflexão sobre as formas que as artes podem ajudar na promoção da igualdade.

A Semana de Arte HeForShe foi criada com o objetivo de responder à necessidade pulsante de fortalecer a representação das mulheres nas artes e de expandir a noção de identidade de gênero e de raça. A arte é uma manifestação humana de ordem estética e comunicativa muito poderosa. Por meio da arte, é possível evoluir comportamentos, normas e percepções que formam a nossa visão cultural sobre gênero.

“As artes refletem o nosso tempo e os valores prepoderantes na sociedade. Se, por um lado, elas absorvem e reforçam papeis sociais tradicionais de gênero, por outro, elas têm o poder de desconstruí-los. Assim como em várias esferas sociais, as mulheres – especialmente as mulheres negras, indígenas, trans e com deficiência – estão subrepresentadas na artes. Ao mesmo tempo, as artes, em suas diferentes expressões, oferecem inúmeras possibilidades de empoderamento para as mulheres e meninas em sua diversidade, e de progresso na busca pela igualdade de gênero, raça e etnia. Para além das mulheres, as artes são formas de acabar com preconceitos e reconhecer homens e mulheres, meninos e meninas, puramente pelo seu talento”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

“É por meio das artes que nós naturalizamos grandes transformações sociais. A cidade de São Paulo, famosa por ser multicultural e multifacetada, oferece um cenário riquíssimo em diversidade que é uma inspiração para o mundo da arte. Com a Semana de Arte HeForShe, o nosso objetivo é criar espaço para que essa diversidade seja representada. O MAM tem sido um grande parceiro na busca desse objetivo de fortalecer a representação das mulheres e de expandir a noção de identidade de gênero e de raça por meio das artes”, adicionou.

O mundo das artes vem demostrando uma busca por maior representatividade para as mulheres em sua diversidade. Mas ainda há um grande caminho a pecorrer para que elas ocupem seu espaço de direito.

As atrações da Semana de Arte HeForShe serão distribuídas ao longo de 7 dias, cada um com foco especial em uma forma de expressão artística. Para colocar a Representatividade das Mulheres no mundo da arte em pauta, a Semana de Arte HeForShe realizará concertos, palestras, exibição de filmes, rodas de conversa, apresentações de teatro, música, dança e poesia, exposições de arte e oficinas.

“Acredito que o MAM, como toda instituição cultural, tem um papel essencial como agente de mudanças sociais. Desde 1995, venho atuando na construção de um museu vivo e democrático. Iniciativas como essa reforçam nossa vocação em debater os grandes temas contemporâneos”, comenta Milú Villela, presidente do MAM. O apoio integral do MAM à causa levou à parceria com ONU Mulheres e à realização conjunta da Semana de Artes HeForShe.

Além das atividades realizadas no MAM, a Semana de Arte HeForShe promoverá uma ação de grafitagem HeForShe no campus da Universidade de São Paulo. A arte será criada por duas artistas paulistanas durante ao longo do dia 08 de março nos muros da Escola de Comunicação e Artes. No dia 09 de março, a Maurício de Sousa Produções realizará uma mesa-redonda sobre o projeto #DonasDaRua de empoderamento de meninas, que lançará, na oportunidade, uma exposição inspirada nas personagens dos quadrinhos.
A Semana de Arte HeForShe de São Paulo é uma realização da ONU Mulheres e do MAM, com apoio e patrocínio da Avon, GNT, Heads Propaganga, Itaipú Binacional, Livelo, Mattos Filho, Mauricio de Sousa Produções, PwC e USP Mulheres. A programação completa pode ser conferida no site www.semanadaarteheforshe.org

As hashtags oficiais para cobertura do evento são: #ArtsWeekSaoPaulo #ElesPorElas #HeForShe
A página do evento no Facebook fará publicações diárias sobre as atividades:
https://www.facebook.com/events/765850570237885/

A programação global (em inglês) pode ser conferida em: http://online.fliphtml5.com/zmam/nojz/#p=1

Sobre o movimento ElesPorElas HeForShe
O movimento de solidariedade ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a remoção das barreiras sociais e culturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos humanos.

Desde seu lançamento em 2014 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo — incluindo Chefes de Estado, CEOs, personalidades globais, e pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento e se comprometeram com a igualdade de gênero. O movimento HeForShe tem sido o tema de mais de dois bilhões de conversações nas redes sociais, da realização de milhares de eventos em todos os cantos do mundo, além de já ter recebido cerca de um milhão de compromissos na plataforma online www.ElesPorElas.org (ou www.HeForShe.org/pt), que oferece conteúdo para orientar os internautas sobre o que fazer e como divulgar o movimento.

A plataforma online contabiliza compromissos e coleta informação e depoimentos sobre o status da igualdade de gênero em seus países e comunidades, de forma a rastrear o impacto do movimento ElesPorElas HeForShe. Para que essa informação seja acurada e para incentivar o compromisso, o movimento HeForshe busca obter o maior número possível de assinaturas pelo site.

Twitter: twitter.com/elesporelas
Facebook: facebook.com/ElesPorElasHeforShe
Instagram: instagram.com/elesporelas_heforshe

Para mais informações, contatar:
Amanda Talamonte
Coordenadora do Movimento HeForShe
ONU Mulheres
Amanda.talamonte@unwomen.org
+55 61 3038 9146