• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Dia das Mulheres Rurais – agentes essenciais no desenvolvimento da sociedade



15.10.2018


Mulheres rurais são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento. E que, na maioria dos casos, seu trabalho segue do campo para uma árdua jornada de trabalho dentro das comunidades e de suas casas

Dia das Mulheres Rurais   agentes essenciais no desenvolvimento da sociedade/ods noticias mulheres rurais

Conteúdo colaborativo: FAO

Nesse dia 15 de outubro, Dia das Mulheres Rurais, é hora de reconhecê-las como agentes essenciais no desenvolvimento da sociedade, uma vez que a contribuição delas para a segurança alimentar e nutricional é peça chave na erradicação da fome no mundo. Para aproveitar esse potencial, o mundo precisa enfrentar as desigualdades de gênero como um todo e, especialmente, superar as diferenças de gênero no setor agrícola.

É importante lembrar que as mulheres rurais são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento. E que, na maioria dos casos, seu trabalho segue do campo para uma árdua jornada de trabalho dentro das comunidades e de suas casas. Elas trabalham cerca de 12 horas semanais a mais que os homens. Ainda assim, somente 20% delas são proprietárias das terras onde trabalham.

Para se ter ideia do comprometimento e dedicação da mulher rural, cerca de 90% do que elas lucram no campo é reinvestido na educação e no bem-estar da família. Além da justiça social, o empoderamento feminino pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta.

Também é preciso lutar pela melhor representação das mulheres nos mecanismos de governança e nos processos de
tomada de decisão. É preciso aprimorar seu acesso à terra, aos recursos financeiros e aos programas de proteção social, criando oportunidades para alçarmos mudanças reais.

As evidências mostram que quando as mulheres podem agir de forma autônoma os recursos naturais são melhor administrados, as fazendas são mais produtivas, a nutrição é melhorada e os meios de subsistência são mais seguros.
A FAO reconhece a importância da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres rurais. A igualdade de gênero é uma das pautas prioritárias para a organização. Quando as mulheres têm o poder de decidir, toda a sociedade se beneficia.