• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Dia do Gênero é celebrado na COP 21



14.12.2015


 

Impactos da mudança do clima, como secas, inundações, eventos climáticos extremos e a redução de comida e da segurança da água, afetam mulheres e homens de forma diferente, sendo os pobres os mais vulneráveis. Cerca de 70% da população pobre do mundo é formada de mulheres

Dia do Gênero é celebrado na COP 21/

Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, fala no lançamento do programa “Energia Sustentável e Gênero”

 

A importância das questões de gênero relacionadas à mudança do clima foi reconhecida na Conferência do Clima COP 21, em uma série de eventos voltados à promoção de um acordo inclusivo e equilibrado em Paris.

A alteração climática representa riscos para toda a humanidade, mas as consequências para mulheres e crianças, muitas das quais passam muito tempo procurando por comida, combustível e água, é desproporcionalmente mais forte. Os impactos da mudança do clima, como secas, inundações, eventos climáticos extremos e a redução de comida e da segurança da água, afetam mulheres e homens de forma diferente, sendo os pobres os mais vulneráveis. Cerca de 70% da população pobre do mundo é formada de mulheres.

Por outro lado, as mulheres têm um papel crucial nas ações de adaptação e mitigação da mudança do clima. Está cada vez mais evidente que envolver mulheres e homens em todas as tomadas de decisão sobre ações climáticas é um fator significante para combater a mudança do clima.

Alavancando o Dia do Gênero, o Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, compareceu a um encontro da Rede de Mulheres Ministras e Líderes pelo Meio Ambiente. No encontro, estavam o Ministro do Meio Ambiente do Marrocos, Hakima El Haité, a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, o ex-presidente da Filândia, Tarja Halonen, e a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson. Steiner destacou o grande fardo sobre os ombros femininos causado pelos impactos das mudanças climáticas, mas também apontou o papel de liderança que as mulheres tiveram com as propostas de soluções na COP 21.

O Diretor Executivo também esteve no lançamento do programa mundial “Energia Sustentável e Gênero” e na assinatura de uma Convenção entre o Governo do Marrocos e a ONU Mulheres. A convenção é designada para promover o papel das mulheres no setor de energias renováveis e na economia de baixo carbono como um todo.

Muitos outros eventos da COP 21 destacaram a importância da equidade e justiça em um futuro acordo climático.