• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Dia Internacional da Mulher 2022: “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”



17.02.2022


Dia Internacional da Mulher 2022: “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”/noticias

Plantação de de feijão tolerante à seca no Malawi, que em 2016 estava sofrendo sua pior seca em três décadas
Foto: CIAT/NeilPalmer

 

O tema do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2022 (IWD 2022) é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, reconhecendo a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta 

O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI. As questões de mudança climática e sustentabilidade tiveram e continuarão a ter impactos severos e duradouros em nosso meio ambiente, desenvolvimento econômico e social. Aqueles  e aquelas que estão entre os mais vulneráveis e marginalizados sofrem os impactos mais profundos. As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas como mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais que as mudanças climáticas mais ameaçam.   

Ao mesmo tempo, mulheres e meninas são líderes e agentes de mudança eficazes e poderosos para a adaptação e mitigação do clima. Elas estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, e sua participação e liderança resultam em ações climáticas mais eficazes. Continuar a examinar as oportunidades, bem como as restrições, para capacitar mulheres e meninas a terem voz e serem participantes iguais na tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento sustentável e maior igualdade de gênero. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecem fora de nosso alcance. 

A observância do Dia Internacional das Mulheres das Nações Unidas sob o tema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, será marcada por um evento virtual de alto nível (a ser confirmado) na terça-feira, 8 de março de 2022, das 10h às 11h30 (horário de Nova Iorque). Participarão o secretário-geral das Nações Unidas, as presidências da Assembleia Geral e da Comissão sobre a Situação das Mulheres,  a diretora executiva da ONU Mulheres, bem como ativistas e celebridades da igualdade de gênero e mudanças climáticas. O evento será seguido por um painel de discussão de alto nível e apresentações musicais.