• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Economias que beneficiam as mulheres, beneficiam toda a sociedade, afirma ONU Mulheres



06.03.2017


O mercado de trabalho está mudando em grande velocidade devido à inovação e ao aumento da mobilidade e da informalidade. Mas a mudança tem que ser mais rápida no que diz respeito a capacitar as mulheres que, por meio do seu trabalho, têm gerado muitos dos ganhos globais das últimas décadas. Em sua maioria, as mulheres continuam em trabalhos menos lucrativos e que não permitem desfrutar dos benefícios. Elas ganham menos que os homens e, ainda, sustentam o enorme peso – fundamental em termos econômicos – que representam o trabalho de cuidado não remunerado e trabalho doméstico.

Alcançar o empoderamento econômico das mulheres requer uma mudança para dividir a prosperidade de forma equitativa, sem deixar ninguém para trás. A comunidade internacional assumiu esse compromisso na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Todas as mulheres deveriam poder desfrutar o seu direito a um emprego decente. Como defensora mundial a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres, a pergunta que se faz à ONU Mulheres é: como conseguir?

Economias que beneficiam as mulheres, beneficiam toda a sociedade, afirma ONU Mulheres/

Créditos do mosaico: UNAMA/Fardin Waezi, Vidura Jang Bahadur, Vidura Jang Bahadur, ONU Mulheres/Ryan Brown, ONU Mulheres/Ryan Brown, ONU Mulheres/Ryan Brown, Andrei Dolghier, ONU Mulheres/Joe Saad, ONU Mulheres/Joe Saad, ONU Mulheres/Joe Saad, ONU Mulheres/Dragana B. Stevanovic, Foto das Nações Unidas/Marco Dormino, ONU Mulheres/Ryan Brown, ONU Mulheres/Christopher Herwig, Banco Mundial/Maria Fleischmann, Abbie Trayler-Smith, ONU Mulheres ECA/Rena Effendi, ONU Mulheres/Janarbek Amankulov, ONU Mulheres/Janarbek Amankulov, Abbie Trayler-Smith, ONU Mulheres/Janarbek Amankulov, CIAT/Georgina Smith.

AS ECONOMIAS QUE BENEFICIAM AS MULHERES BENEFICIAM TODA A SOCIEDADE

O futuro que imaginamos para a humanidade e o planeta, conforme definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, depende da nossa capacidade para aproveitar plenamente o poder e o potencial das mulheres. É hora de fazer com que as grandes ambições da Agenda 2030 sejam realidade e garantam que todas as mulheres possam prosperar e participar, entre outras formas, com um trabalho decente e digno.