• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em fórum para empresas, ONU Mulheres apresenta ferramenta inédita em São Paulo para medir igualdade de remuneração nas empresas



10.10.2019


Estereótipos na propaganda e boas práticas de empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho foram os pontos altos do evento. Encontro é realizado pela ONU Mulheres, OIT e União Europeia como ação do programa “Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero significa Bons Negócios”

 

Em fórum para empresas, ONU Mulheres apresenta ferramenta inédita em São Paulo para medir igualdade de remuneração nas empresas/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres ods noticias maria noel vaeza igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico direitosdasmulheres

Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, abriu o Fórum WEPs 2019
Foto: ONU Mulheres/Gustavo Dantas

 

“Igualdade de gênero é sinônimo de bons negócios e, por isso, estamos aqui reunidos e reunidas para reafirmar nosso compromisso de incorporar, junto às empresas, as melhores práticas de equidade de gênero e empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho”, afirmou Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para América e Caribe, durante o primeiro dia do Fórum Weps 2019 – Princípios de Empoderamento das Mulheres, em São Paulo. A diretora ressaltou também que a busca por equidade de gênero pode e deve ser feita de maneira correta e acelerada.

No Fórum WEPS, que aconteceu em 8 e 9 de outubro, foi estimulado o investimento em autoconhecimento para que as empresas elaborem seus planos de ações, a exemplo do que fizeram 181 empresas na primeira fase do Prêmio WEPs. Muitas outras empresas também seguem utilizando, uma vez por ano, a Ferramenta de Análise de Lacunas dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), que é gratuita e confidencial. No mundo, mais 1.835 companhias já utilizaram a ferramenta em 115 países. Aqui no Brasil, o instrumento já está disponível em Português para download gratuito pelo link https://weps-gapanalysis.org/

A questão das diferenças salariais é uma das áreas de oportunidades de melhoras para muitas empresas. No Fórum WEPs, foi lançada a ferramenta Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), para ajudar as empresas a tratarem do tema.

 

 

Outro destaque do dia foi a apresentação do estudo da Heads sobre a representatividade de gênero e raça na publicidade brasileira. Foram analisados mais de 20 mil comerciais de TV e de 5 mil posts no Facebook. Cerca de 70% dos homens e mulheres retratadas em campanhas publicitárias são brancos e brancas. A respeito do protagonismo em produções de TV, houve uma piora em relação à pesquisa anterior, caindo 32% no número de mulheres negras e de 23% dos negros protagonistas desde fevereiro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018.

O estudo também revelou que as mulheres são duas vezes mais estereotipadas que os homens, normalmente relacionadas a padrões de beleza dominantes, em contexto sem diversidade racial e como responsáveis pelos cuidados da família e do lar.

Em fórum para empresas, ONU Mulheres apresenta ferramenta inédita em São Paulo para medir igualdade de remuneração nas empresas/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres ods noticias maria noel vaeza igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico direitosdasmulheres

Exportação de negócios geridos por mulheres foi um dos temas em discussão
Foto: ONU Mulheres/Gustavo Dantas

A série de eventos promovidos pela ONU Mulheres, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e União Europeia continua até quinta-feira (10/10), em São Paulo, com o Fórum Weps 2019 e, na sequência, o Seminário Internacional Promovendo o financiamento inovador através do investimento inteligente em gênero: Experiências, oportunidades e desafios.

Informações à Imprensa
Joana Marins e Giovanna Jardim, InPress:
joana.marins@inpressoficina.com.br e giovanna.jardim@inpressoficina.com.br
(61) 99852-2330 e (61) 99970-2706

Gabriela Fogaça, Comunicação Regional Programa Ganha-Ganha:
gabriela.fogaca@unwomen.org
(11) 98256-8408

Isabel Clavelin, Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
61 3038 9140 | 99318 9393 | 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org