• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em oficina conjunta, ONU Mulheres e ABC sensibilizam funcionárias e funcionários para impactos da desigualdade entre homens e mulheres



29.08.2022


Atividade é parte do Programa de Parceria Brasil-ONU Mulheres para a Promoção da Cooperação Sul-Sul para a Igualdade entre Homens e Mulheres  

Em oficina conjunta, ONU Mulheres e ABC sensibilizam funcionárias e funcionários para impactos da desigualdade entre homens e mulheres/noticias igualdade de genero empoderamento economico
Oficina foi realizada de forma presencial e on-line, com a participação de cerca de 20 pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos da ABC (Foto: ONU Mulheres Brasil / Divulgação)

 

De que forma as desigualdades entre homens e mulheres no acesso a direitos sociais, econômicos, políticos afetam as vidas das mulheres? Como é possível agir para tornar prioridade a defesa dos direitos das mulheres na implementação de projetos de cooperação Sul-Sul, tornando-as agentes centrais nas estratégias de desenvolvimento? Essas foram algumas perguntas que nortearam a oficina “O lugar dos direitos das mulheres nas estratégias nacionais de desenvolvimento e na cooperação Sul-Sul”, realizada nesta quarta-feira, 24, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em parceria com a ONU Mulheres.

A oficina foi realizada de forma híbrida – on-line e presencial – e contou com a participação de cerca de 20 funcionárias e funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos da ABC. A atividade faz parte de Programa de Parceria Brasil-ONU Mulheres que tem como objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres em iniciativas de cooperação Sul-Sul. Esta foi a segunda oficina realizada. A primeira, que teve como tema “Mulheres na liderança”, foi realizada em julho.

“Essa oficina é um espaço participativo e de debate para a construção coletiva do conhecimento. Esse é o segundo tema que estamos tratando dentro do programa, que busca entender melhor como podemos trabalhar a perspectiva de gênero de forma transversal nos projetos de cooperação da ABC”, ressaltou a analista de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais da ABC e ponto focal para o Programa na ABC, Mônica Salmito.

“A parceria também busca fortalecer as capacidades internas da ABC nos temas da igualdade entre homens e mulheres e da promoção do empoderamento de mulheres e meninas, tendo a cooperação Sul-Sul papel estratégico na efetivação da Agenda 2030 e em particular, o ODS 5”, completou a gerente da área de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Vanessa Sampaio. “Quando pensamos no fortalecimento dos direitos das mulheres e meninas, podemos também pensar em ações transversais que alcancem outras atividades e outros temas dentro da cooperação, como os projetos ligados à redução da pobreza, por exemplo.”

Restrição e violação de direitos – Durante a oficina, os e as participantes foram convidadas a refletir sobre como os papeis historicamente relacionados a homens e mulheres foram construídos e de que forma eles levam à limitação da presença e da participação das mulheres em diferentes espaços.

A partir dessa reflexão, a oficina promoveu o debate sobre de que forma é possível incorporar medidas que promovam os direitos das mulheres desde o momento da concepção de iniciativas de cooperação entre países do Sul global, que oferecem oportunidades estratégicas para superar essas desigualdades. Entre as propostas a partir das reflexões, estão assegurar a presença e participação das mulheres na elaboração e na implementação das iniciativas, a garantia do espaço de fala para as mulheres e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas nesses âmbitos entre as cooperações Sul-Sul em diferentes temas.

Sobre a parceria – Desde 2018, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres têm assinado um Programa de Parceria com o objetivo de integrar a perspectiva de igualdade entre homens e mulheres nos projetos de cooperação Sul-Sul liderados pelo Brasil. Dentro desse Programa, em 2018, as organizações cooperantes iniciaram um programa que busca, por meio da ação conjunta, dois resultados principais. O primeiro é que a ABC elabore, implemente e monitore planos e ferramentas para promoção dos direitos das mulheres em ações internas e para sua transversalização em projetos de cooperação Sul-Sul. O segundo é que o Brasil e países parceiros tenham capacidades institucionais e governamentais fortalecidas para implementação de normas e compromissos internacionais de direitos das mulheres.