• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em parceria com a ONU Mulheres, países nórdicos propõem diálogo sobre igualdade de gênero no Brasil



25.04.2018


Embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e Instituto Cultural da Dinamarca começam, em abril, programação que abordará Gênero (2018), Transparência (2019) e Sustentabilidade (2020), nos próximos três anos no Brasil, em apoio à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Em parceria com a ONU Mulheres, países nórdicos propõem diálogo sobre igualdade de gênero no Brasil/planeta 50 50 noticias

Diálogos Nórdicos abordarão, em três anos, temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Gênero (2018), Transparência (2019) e Sustentabilidade (2020) | Foto: ONU Mulheres/Camila Almeida

Gênero, Transparência e Sustentabilidade são temas dos Diálogos Nórdicos, iniciados  na última sexta-feira (20/4), em Brasília. Por ação das embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca, debates e atividades culturais e de negócios estão programadas para os próximos três anos em apoio à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, adotada pelos Estados-Membros da ONU.

Presente no evento de lançamento dos Diálogos Nórdicos, Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, salientou a importância do primeiro tema anual se dedicar a gênero. “Os nórdicos são conhecidos mundialmente pelo respeito às questões de igualdade de gênero e representação de mulheres na política. A igualdade de gênero contribui para o avanço social e profissional, além do fortalecimento da economia naquela região, por isso queremos trocar experiências com a sociedade brasileira e expandir o debate em várias camadas da sociedade”, afirmou Gasman.

Nadine ressaltou que a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável adotou a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres como diretrizes, as quais são reforçadas pela iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo pela igualdade de gênero”, da ONU Mulheres, que visa ações e medidas céleres e concretas em favor dos direitos das mulheres. “Conhecer ações decisivas e concretas que transformam a vida das mulheres, na sua diversidade, é fundamental para que a paridade de gênero seja uma realidade para mulheres em diferentes lugares do mundo”, completou Nadine Gasman.

 

Em parceria com a ONU Mulheres, países nórdicos propõem diálogo sobre igualdade de gênero no Brasil/planeta 50 50 noticias

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, posicionou o trabalho da entidade pelo empoderamento das mulheres e pela igualdade de gênero
Foto: ONU Mulheres/Camila Almeida

O projeto Diálogos Nórdicos pretende compartilhar experiências nórdicas no estabelecimento de políticas públicas e promoção da igualdade de gênero. Busca envolver jovens, gestoras e gestores de políticas públicas, tomadores de decisão e empresas por meio de conferências públicas, debates no Congresso, diálogos com universidades, exibições de filmes, leituras de literatura nórdica, exibições e campanhas nas redes sociais, difundindo alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Acreditamos que as experiências nórdicas em igualdade de gênero podem inspirar a sociedade brasileira no fortalecimento dessa importante agenda. Ao longo do ano iremos compartilhar estas histórias, enfatizando os principais momentos de nossas trajetórias na luta pela igualdade de gênero, além das ações implementadas para superar os desafios, e os reflexos desse processo na consolidação da competitividade e da inovação nas economias nórdicas”, comentou Nils Martin Gunneng, embaixador da Noruega.

O evento de lançamento do projeto Diálogos Nórdicos teve saudação de abertura do embaixador da Suécia, Per-Arne Hjelmborn, cujo país preside o Conselho dos Ministros Nórdicos, que é o principal órgão de cooperação entre os países daquela região. O representante do Instituto Cultural da Dinamarca, Anders Hentze, apresentou a trajetória cultural dos Diálogos Nórdicos 2018.

A diretora de Formação Profissional e Especialização na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Iara Alves, destacou iniciativas de formação de gestoras e gestores em igualdade de gênero. Em seguida, a professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília Flávia Biroli desenvolveu o seminário “Gênero e desigualdades no Brasil”.

Temas anuais -O projeto Diálogos Nórdicos tem o objetivo de ampliar o espectro de soluções para alguns dos desafios atuais que o Brasil está enfrentando. O projeto almeja promover o engajamento de instituições e engajamento político pela igualdade de gênero, bem como servir de fonte de inspiração a brasileiras e brasileiros por meio do diálogo sobre perspectivas e experiências da região nórdica.

O Diálogos Nórdicos 2019 abrangerá o fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos; e o Diálogos Nórdicos 2020 vai centrar suas discussões no crescimento responsável e sustentável.