• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em parceria com Embrapa e IRPAA, ONU Mulheres promove protagonismo de mulheres no Semiárido Show 2025



03.09.2025


Evento reuniu mulheres da caatinga, incluindo indígenas e quilombolas, em debates sobre clima, inovação e políticas públicas.

Em parceria com Embrapa e IRPAA, ONU Mulheres promove protagonismo de mulheres no Semiárido Show 2025/mulheres rurais mulheres quilombolas mulheres indigenas mudancas climaticas governanca e participacao politica governanca direitos humanos direitosdasmulheres destaques defensoras de direitos humanos direitosdasmulheres defensoras de direitos humanos

Foto: Patrick Nascimento / ONU Mulheres

Entre os dias 26 a 29 de agosto, a equipe da ONU Mulheres participou do Semiárido Show 2025, um dos maiores eventos sobre inovação e sustentabilidade da região, com uma agenda voltada ao fortalecimento da participação de mulheres da caatinga, incluindo indígenas e quilombolas, em espaços decisórios sobre clima e desenvolvimento sustentável.

A proposta da colaboração é ampliar a voz das mulheres nos debates sobre políticas públicas, mudanças climáticas e inovação para os sistemas agroalimentares, além de mapear as principais barreiras que dificultam o acesso das mulheres a serviços públicos essenciais.

Durante o evento, a ONU Mulheres consolidou sua parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), expandindo a colaboração em iniciativas de inovação inclusiva que beneficiem diretamente as comunidades rurais, quilombolas e indígenas da região semiárida.

A participação da ONU Mulheres está estruturada em três atividades principais que colocam as mulheres no centro dos debates:

Seminário Nacional de Inovação Inclusiva

A organização participa da mesa de abertura do seminário, contribuindo com sugestões de palestrantes e questões estratégicas para o debate. O encontro destaca abordagens transformadoras de inovação dos sistemas agroalimentares, com foco em inclusão socioprodutiva e segurança alimentar. A ONU Mulheres destacou que inovação passa necessariamente por incluir as mulheres e responder aos obstáculos que elas enfrentam. É fundamental que as mulheres tenham voz na criação de soluções inovadoras e na forma como se beneficiarão dessas soluções.

I Plenária de mulheres no Semiárido Show

Organizada e facilitada pela ONU Mulheres, Embrapa e IRPAA, a I Plenária de mulheres do Semiárido Show promove o diálogo direto entre mulheres rurais e representantes governamentais. O espaço deu visibilidade às políticas públicas existentes, seus impactos e os eventuais desafios enfrentadas pelas mulheres para acessá-las. Um destaque especial foi dado à inclusão da Política Nacional de Cuidados no debate sobre desenvolvimento rural. Participaram organizações locais como CETRA (CE), ESPLAR (CE), Diaconia (RN), CAATINGA (PE), AS-PTA (PB), MOC (BA) e Centro Sabiá (PE).

A artista semiárida Mel do Cumbe comoveu a plenária com a dramatização de um trecho do ato teatral que evoca as memórias de Maria Domingas de Jesus, sobrevivente do massacre rural de Canudos.

Oficina sobre justiça climática e COP30

A oficina “Mulheres no centro dos diálogos climáticos: construindo direitos e justiça ambiental” tem como foco as mulheres  do semiárido. A atividade busca disseminar informações sobre justiça climática e a COP30, que será realizada em Belém (PA), marcando um ano de intensa mobilização nos debates sobre os impactos das mudanças climáticas. A atividade marcou o lançamento de um material conjunto preparado pela ONU Mulheres, IRPAA e Empraba – Justiça Climática para as Mulheres do Semiárido [acesse aqui a publicação], desenvolvido exclusivamente para a oficina no Semiárido Show.

Para garantir a representatividade das mulheres do semiárido, a ONU Mulheres financiou a participação de cerca de 30 mulheres no evento, cobrindo passagens e diárias durante toda a programação.