• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em Porto Alegre, movimento #ElesPorElas ganha apoio da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em sua nova temporada



11.03.2016


Liderado pela ONU Mulheres, movimento global ElesPorElas (HeForShe) incentiva que homens e mulheres defendam direitos das mulheres e meninas em todo o mundo. Engajamento pessoal pode ser feito no site www.heforshe.org

Em Porto Alegre, movimento #ElesPorElas ganha apoio da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em sua nova temporada/

Dona Eva Sopher comanda Theatro São Pedro, um dos principais redutos culturais no Rio Grande do Sul

A série de concertos de 2016 da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro entra no movimento global ElesPorElas (HeForShe) em Solidariedade pela Igualdade de Gênero, liderado pela ONU Mulheres. O cronograma começa no sábado, dia 12 de março, com a mesa redonda formada por Cesar Faccioli, secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos; Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil; Jorge Furtado, cineasta; Edegar Pretto, deputado estadual e membro do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe), Fabiane Simione, presidente do conselho diretor da THEMIS – Gênero e Justiça e Gloria Crystal, secretária adjunta da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre. Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro dará as boas-vindas ao público presente. A atividade terá entrada franca e acontece na Sala da Música – Multipalco, às 17h30min. A OCTSP é a primeira orquestra no Brasil que apoia a ONU Mulheres no movimento ElesPorElas.

O engajamento da orquestra tem como objetivo difundir o movimento #ElesPorElas: segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual no mundo. O Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos países com maiores índices de feminicídios (assassinatos de mulheres): um a cada duas horas. No Rio Grande do Sul a cada 20 minutos uma mulher é agredida fisicamente.

A abertura oficial da temporada de concertos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em apoio à ONU Mulheres acontece nos dias 12 (20h) e 13 de março (18h). Com regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, o repertório irá contemplar obras de Dmitri Shostakovich, Tasso Bangel e Chiquinha Gonzaga. A orquestra receberá os solistas Olinda Allessandrini (piano), Elieser Ribeiro (trompete) e maestro Tasso Bangel (acordeom) – completando 85 anos de genialidade.

Concerto para piano, cordas e trompete (apresentado em 1933), foi escrito por Dmitri Shostakovich antes dos atritos com o regime stalinista e considerado um experimento composicional, combinando diversas linguagens e estilos musicais: neo-barroco, clássico, romântico e também a inclusão de temos folclóricos e populares. Tasso Bangel será o guia para valorizar nossas raízes regionais. Líder do Conjunto Farroupilha e compositor de concertos, sinfonias, música de câmara e ópera, sem fazer distinção entre erudito e popular. Já Chiquinha Gonzaga foi uma das primeiras compositoras brasileiras e pioneira ao desafiar a cena patriarcal nacional. Sua música é feita para dançar: polcas, tangos e valsas, mas também barcarolas, mazurcas e choros.

A programação da série Concertos Oficiais confirma os critérios de inclusão e renovação que tem caracterizado a atuação da OCTSP. A escolha do repertório enfatiza a brasilidade e a superação de fronteiras entre o erudito e popular, incluindo obras do repertório histórico e atual. Compositores brasileiros – como Tasso Bangel, Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali, Guinga, Chiquinha, Dimitri Cervo, Diego Silveira – são o foco de alguns programas, alternando com outros centrados na tradição europeia: Beethoven, Mozart, Shostakovich, Cherubini, Berlioz, Vivaldi. Ao longo do ano teremos um ícone do Jazz atual: o saxofonista e compositor David Liebman ao lado do compositor e contrabaixista Edu Martins, reunindo jazz e música instrumental brasileira.

MESA REDONDA:

Data: 12 de março de 2016 (Sábado)
Horário: 17h30
Local: Sala da Música – Multipalco
Participantes: Cesar Faccioli, secretário estadual de justiça e direitos humanos; Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil; Jorge Furtado, cineasta e roteirista; Edegar Pretto, deputado estadual e Fabiane Simione, presidente do conselho diretor da THEMIS – Gênero e Justiça e Gloria Crystal, secretária adjunta da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre.