• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em sua primeira missão oficial ao Brasil, diretora regional da ONU Mulheres se reunirá com autoridades e sociedade civil e prestigiará atos do movimento ElesPorElas



19.06.2015


Agenda inclui audiências em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

Clique aqui para acessar o perfil da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Sra. Luiza Carvalho

Em sua primeira missão oficial ao Brasil, diretora regional da ONU Mulheres se reunirá com autoridades e sociedade civil e prestigiará atos do movimento ElesPorElas/

Luiza Carvalho é diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe

A diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, realiza na próxima semana, a sua primeira missão oficial ao Brasil. De 22 a 26 de junho, ela terá compromissos em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. Investida no cargo desde setembro de 2014, ela tem dedicado parte da agenda em missões na América Latina e Caribe para estreitar laços diplomáticos e ampliar a interlocução com autoridades, empresas e sociedade civil em favor do mandato da ONU Mulheres: a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Em Brasília, na próxima segunda-feira (22), a diretora se reunirá com o governo brasileiro. O primeiro encontro será com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Gomes, às 15h, com abordagem a políticas para mulheres negras e no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes, iniciada pela ONU em janeiro deste ano. Em seguida, terá audiência com o presidente do Sesi, Gilberto Carvalho, na sede da Confederação Nacional das Indústrias.

Ainda na segunda-feira (22), a diretora Luiza Carvalho será recebida pela ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, às 17h, para tratar de projetos de cooperação na área de enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do programa “Mulher, Viver sem Violência” e da Casa da Mulher Brasileira, empoderamento econômico, liderança e participação política.

O último compromisso do primeiro dia de missão de Carvalho será a palestra “O Progresso das Mulheres no Mundo”, às 18h30, baseada no relatório O Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias, realizar direitos, produzido pela ONU Mulheres. A apresentação acontecerá, na sede da Organização Panamericana de Saúde, para corpo diplomático, autoridades do governo brasileiro, parlamentares, executivas, sociedade civil e imprensa.

Na capital federal, na manhã de terça-feira (23), a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe terá audiência com os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a ministra Tereza Campello.

O compromisso seguinte será reunião-almoço com representantes do Ministério da Justiça, Supremo Tribunal Federal, Procuradoria da República, para impulsionar as ações para a efetivação da Lei nº 13.104/2015, de tipificação do feminícidio. O Brasil é o primeiro país piloto, escolhido pela ONU Mulheres América Latina e pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, para adaptar o Modelo de Protocolo Latino-americano sobre Investigação de Mortes Violentas de Mulheres Por Razões de Gênero.

Em visita ao Congresso Nacional, na tarde de terça-feira (23), às 16h, Luiza Carvalho se reunirá com a Bancada Feminina.

Movimento ElesPorElas – Na capital paulista, a diretora Luiza Carvalho participará do lançamento da campanha de comunicação do Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero, no Instituto Tomie Otake. Parceria entre o GNT e a ONU Mulheres Brasil, a campanha #ElesPorElas tem como objetivo mobilizar os homens brasileiros para aderir à plataforma www.heforshe.org, integrando-se ao movimento internacional.

Na quinta-feira (25), Luiza Carvalho participará, em Foz do Iguaçu, do ato de adesão da Itaipu Binacional ao movimento ElesPorElas, em ato que reunirá os governos do Brasil e do Paraguai, e de instalação do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe), composto pelo governo federal, empresas, sociedade civil, mídia e homens públicos.

No último dia da missão, sexta-feira (26), a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe estará, no Rio de Janeiro, onde se reunirá com com representantes da sociedade civil.

Eventos públicos para cobertura da imprensa:

22 de junho de 2015 (segunda-feira) – Palestra da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe “O Progresso das Mulheres no Mundo”
Horário: das 18h30 às 21h
Local: Organização Panamericana de Saúde-Organização Mundial de Saúde (Avenida das Nações lote 19) – Brasília | DF

24 de junho de 2015 (quarta-feira) – Lançamento da campanha de comunicação ElesPorElas (HeForShe) Brasil
Horário: das 9h30 às 14h30
Local: Instituto Tomie Otake (Rua Coropés, 88 – Pinheiros) – São Paulo | SP

25 de junho de 2015 (quinta-feira) – Adesão da Itaipu Binacional ao movimento ElesPorElas (HeForShe) e instalação do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas
Horário: das 15h às 17h
Local: Itaipu Binacional (Av. Tancredo Neves, 6.731) – Foz do Iguaçu | PR