• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Marta Vieira da Silva, é nomeada Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo secretário-geral da ONU



09.05.2019


Brasileira reforça seu trabalho voluntário nas Nações Unidas, agregando defesa pública pela implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao voluntariado na ONU Mulheres como embaixadora da Boa Vontade

 

Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Marta Vieira da Silva, é nomeada Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo secretário geral da ONU/planeta 50 50 onu mulheres ods noticias marta igualdade de genero direitosdasmulheres

Como embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Marta Silva passa a trabalhar pela defesa pública dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje (9/) a nomeação da jogadora de futebol mundialmente conhecida Marta Vieira da Silva como uma das novas Defensoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2019-2020. Defensoras e defensores são 17 personalidades públicas influentes que são encarregadas pelo secretário-geral das Nações Unidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentar a conscientização com novos públicos, manter o compromisso global e pedir maior ambição e ação em escala para alcançar os ODS até 2030.

Ícone e modelo para muitos e muitas, Marta, como ela é universalmente conhecida por suas e seus fãs, é considerada a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos. Ela atualmente joga no Orlando Pride na Liga Nacional Feminina de Futebol dos Estados Unidos e como atacante da Seleção Brasileira. Marta é a maior goleadora de todos os tempos do torneio da Copa do Mundo Feminina da FIFA e foi eleita “Jogadora do Ano” seis vezes. Ela também foi membra das seleções brasileiras que conquistaram a medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008, uma das seis pessoas que tiveram o posto de embaixadoras e embaixadores da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e deve competir na próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA.

A escolha de Marta como defensora dos direitos dos ODS reflete seu papel na promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, o que sustentará o sucesso de todas as metas, bem como seu forte compromisso com as Nações Unidas, tendo sido também embaixadora da boa vontade do PNUD. Marta está empenhada em apoiar o trabalho das Nações Unidas e da ONU Mulheres em todo o mundo, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive na área do esporte, com impacto nos ODS.
Marta sempre disse: “Eu sei, da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento… por meio do esporte, mulheres e meninas podem desafiar normas socioculturais e estereótipos de gênero e aumentar sua autoestima, desenvolver habilidades de vida e liderança; elas podem melhorar sua saúde e posse e compreensão de seus corpos; tomar consciência do que é violência e como evitá-la, procurar serviços disponíveis e desenvolver habilidades econômicas. ”

O secretário-geral da ONU encarregou as defensoras e os defensores de promover ações para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável interconectada e transformadora, construindo a ambição e solidificando a vontade política global. As defensoras e os defensores representam o caráter universal dos ODS, vindos de organizações governamentais, de entretenimento, acadêmicas, esportivas, empresariais e ativistas em todo o mundo. Juntos, elas e eles alavancarão e construirão pontes entre seus públicos únicos e trabalharão juntos para impulsionar o progresso. [ Mais sobre o anúncio e a lista completa de Defensoras e Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abaixo].

 

Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Marta Vieira da Silva, é nomeada Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo secretário geral da ONU/planeta 50 50 onu mulheres ods noticias marta igualdade de genero direitosdasmulheres

Paz, prosperidade, pessoas, planeta e parcerias – Os princípios que estão no centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são também o que impulsiona a nova classe de defensoras e defensores dos SDG, nomeada hoje pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Essas 17 personalidades públicas influentes estão empenhadas em aumentar a conscientização, inspirando maior ambição e pressionando por uma ação mais rápida sobre os ODS, que foram adotadas pelos líderes mundiais em 25 de setembro de 2015.

Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas concordaram em realizar os ODS até 2030. Para impulsionar o desenvolvimento inclusivo e transformador até 2030, as defensoras e os defensores dos ODS do secretário-geral usarão suas plataformas e lideranças exclusivas para inspirar a mobilização transversal da comunidade global.

“Temos as ferramentas para responder às questões colocadas pelas mudanças climáticas, pressão ambiental, pobreza e desigualdade. Eles estão nos grandes acordos de 2015 – a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre mudança climática. Mas as ferramentas não são úteis se você não usá-las. Então, hoje e todos os dias, meu apelo é claro e simples. Precisamos de ação, ambição e vontade política. Mais ação, mais ambição e mais vontade política”, disse o secretário-geral.

O secretário-geral encarregou as defensoras e os defensores de impulsionar essa ação, construindo essa ambição e solidificando a vontade política global.
“Ao unir forças para alcançar nossos objetivos, podemos transformar a esperança em realidade – não deixando ninguém para trás”, disse a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, co-presidenta do grupo de defensoras e defensores dos ODS.

Para o co-presidente das defensoras e defensores dos ODS e presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, “este é um momento de grande esperança para o mundo. Se trabalharmos juntos de forma inteligente e permanecermos no curso, podemos tirar milhões da pobreza e expandir significativamente os serviços sociais básicos para muitos mais até a data de término de 2030 dos ODS”.

Para mais informações, visite www.unsdgadvocates.org

As defensoras e os defensores dos ODS são:

Co-presidentes
• Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente do Gana (República do Gana)
• Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega (Reino da Noruega)

Membras e membros
• Rainha Mathilde dos Belgas (Reino da Bélgica)
• Muhammadu Sanusi II, emir de Kano (República Federal da Nigéria)
Sheikha Moza bint Nasser, fundadora da Education Above All Foundation (Estado do Catar)
• Richard Curtis, roteirista, produtor e diretor de cinema (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte)
• Hindou Oumarou Ibrahim, ativista do Meio Ambiente e pelos Direitos Indígenas (República do Chade)
•Jack Ma, fundador e presidente executivo do Alibaba Group (República Popular da China)
• Graça Machel, fundadora da Graça Machel Trust (República de Moçambique)
• Dia Mirza, atriz e produtora de cinema, embaixadora da Boa Vontade do Programa Ambiental da ONU para a Índia (República da Índia)
• Alaa Murabit, fundadora do The Voice of Libyan Women (Canadá)
• Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel, presidente da Iniciativa de Nadia, embaixadora da Boa Vontade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (República do Iraque)
• Edward Ndopu, fundador da Estratégias Globais de Educação Inclusiva (República da África do Sul)
• Paul Polman, presidente da Câmara Internacional de Comércio, vice-presidente do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas (Reino dos Países Baixos)
• Jeffrey Sachs, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia (Estados Unidos da América)
• Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol do Orlando Pride e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres (República Federativa do Brasil)
• Forest Whitaker, fundador e diretor executivo da Whitaker Peace & Development Initiative, enviado especial da UNESCO para a Paz e a Reconciliação (Estados Unidos da América)