• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“Empoderamento das mulheres está no topo das prioridades do novo governo”, diz dirigente de Ministério de Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique



10.08.2015


Declaração acontece em meio a detalhamento de cooperação trilateral entre Brasil, Moçambique e organismos internacionais, voltada ao fortalecimento das capacidades nacionais, para a promoção da igualdade de gênero, enfrentamento à violência e autonomia econômica das mulheres no Brasil e na África

“Empoderamento das mulheres está no topo das prioridades do novo governo”, diz dirigente de Ministério de Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique/

Brasil e Moçambique discutem linhas estratégicas de cooperação
Fotos: Isabel Clavelin/ONU Mulheres

“Num país em que os direitos humanos das mulheres está aquém de serem alcançados, são principais constrangimentos o acesso à terra, ao capital em geral e o cumprimento dos direitos humanos das mulheres”, disse o Diretor Adjunto da Mulher do Ministério de Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique, Sansão Buque. Acompanhado da Chefe do Departamento da Mulher e Família, Elisa Mutisse, ele participou de reunião trilateral, iniciada na manhã de segunda-feira (10), em Brasília, com o governo brasileiro, representado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), as agências das Nações Unidas ONU Mulheres, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico.

Elisa Mutisse mencionou que o cumprimento à legislação em favor das mulheres é uma das dificuldades a serem enfrentadas pelo governo moçambicano. São apostas o empoderamento econômico das mulheres, valendo-se da liderança comunitária das mulheres, e o enfrentamento à violência.

No primeiro dos dois dias de trabalho, a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, destacou o empenho do governo brasileiro em torno do projeto de cooperação “Brasil e África: Lutar contra a pobreza e empoderar as mulheres via Cooperação Sul-Sul”, frisando o compromisso da ministra Eleonora Menicucci, da SPM. Nadine falou sobre a recente aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que serão anunciados pelas Nações Unidas na Assembleia Geral no mês de setembro. E acrescentou: “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis posicionarão o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero no centro da agenda internacional”.

 

“Empoderamento das mulheres está no topo das prioridades do novo governo”, diz dirigente de Ministério de Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique/

Sansão Buque aponta desafios e propoostas do governo moçambicano para incluir mulheres

O representante do UNFPA Brasil, Jaime Nadal, considerou progressista a visão dos ODS em colocar o empoderamento das mulheres no centro da agenda internacional. “Sem saúde sexual e reprodutiva e com violência doméstica, não há condição de as mulheres serem atrizes efetivas nas mesmas condições que os homens”, afirmou Jaime Nadal.

A chefe da Assessoria Internacional da SPM, Claudia Vasques, ressaltou o interesse do Brasil em compartilhar a experiência em políticas para as mulheres numa via de mão dupla e aprendizado com Moçambique. Em sua exposição, Cecília Malaguti, da ABC, explicou a área de atuação do órgão, vinculado ao Ministério de Relações Exteriores, e os princípios e diretrizes da cooperação trilateral. O trabalho está baseado em “vantagens comparativas à cooperação Sul-Sul tradicional. O elemento Sul significa construção conjunta das nações envolvidas, com envolvimento direto em todas as etapas”, disse.

Fortalecimento Sul-Sul – Por meio da ABC, o governo brasileiro aportou, nos últimos anos, 94 milhões de dólares na cooperação trilateral com países do continente africano, a exemplo de Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo 60 milhões em atual execução em 46 programas e projetos de cooperação em alimentação escolar, educação, profissionalização através de cursos técnicos, esporte voltado à capoeira, entre outras iniciativas.

A cooperação trilateral em negociação pretende aumentar o engajamento do Brasil em parcerias internacionais de cooperação para o desenvolvimento com Países de Baixa Renda (PBR) na África. O seu objetivo central é contribuir à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento socioeconômico inclusivo nos países-alvo, promovendo fundamentalmente a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. No que se refere à temática de gênero, o resultado esperado é o fortalecimento das capacidades nacionais, para a promoção da igualdade de gênero, enfrentamento à violência e autonomia econômica das mulheres em Moçambique.

Na tarde de segunda-feira (10), a secretária adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Neuza Tito, apresentou o trabalho da SPM, na área produtiva. Em seguida, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) expôs os resultados de programas sociais com recorte de gênero, a exemplo do Programa Bolsa Família e Brasil sem Miséria.