• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Engenheiros brasileiros participam da campanha ElesPorElas



05.10.2015


Fotos podem ser vistas em nossa página no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realizou, entre agosto e setembro, uma série de ações nacionais para dar visibilidade à campanha ElesPorElas pela Igualdade de Gênero, promovida pela ONU Mulheres. Os 12 sindicatos filiados à federação, representando engenheiras e engenheiros de 11 estados brasileiros, participaram mobilizando profissionais de diversas especialidades, que enviaram fotos e declarações de apoio à igualdade de gênero no ambiente de trabalho e na sociedade. A campanha ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e mulheres na luta pela equidade de direitos e oportunidades, independentemente de gênero.

De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, a campanha representa um importante espaço público participativo. “Nós, mulheres, passamos por inúmeras violências simbólicas como piadas e comentários machistas nos locais de trabalho e nas ruas. O combate ao machismo deve ser uma prática cotidiana de homens e mulheres, afinal essa é uma disputa de modelo de sociedade”, afirmou ela.

Embora maioria da população brasileira, as mulheres ainda recebem 28% a menos nos salários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). “Esta iniciativa da Diretoria da Mulher representa mais um passo na luta da Fisenge por igualdade de direitos e oportunidades. O enfrentamento à desigualdade de gênero é uma questão de princípio e seguiremos de braços dados no combate às narrativas preconceituosas e às práticas machistas. Estamos juntos, homens e mulheres por uma sociedade justa e igualitária”, disse o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento. Ao todo, a campanha na Fisenge mobilizou profissionais nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina.