• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Especialistas latino-americanas e de países Nórdicos discutem representação política das mulheres, a partir desta 2ª feira, em Brasília



09.06.2018


Seminário Internacional Equidade de Gênero: Representação Política de Mulheres – Diálogo Países Nórdicos, Brasil e América Latina é promovido pela Enap, ONU Mulheres, Flacso, Eurosocial e Embaixadas dos Países Nórdicos, até terça-feira (12/6), na Escola Nacional de Administração Pública

Transmissão ao vivo: assiste.enap.gov.br

Especialistas latino americanas e de países Nórdicos discutem representação política das mulheres, a partir desta 2ª feira, em Brasília/planeta 50 50 participacao politica onu mulheres ods noticias kenia maria igualdade de genero direitosdasmulheres

 

Equidade de gênero e representação política das mulheres são temas de seminário internacional, que começa nesta segunda-feira (11/6), em Brasília, com a presença de especialistas latino-americanas e de países Nórdicos. Diferentes dimensões da representação política das mulheres serão debatidas: Como a cultura patriarcal opera a equidade de gênero na política? Quais os desafios para as mulheres nos parlamentos? Como chegar a cidades 50-50 até 2030? A atividade é voltada para servidores públicos e servidoras públicas, pesquisadores e pesquisadoras de áreas relacionadas ao tema de equidade de gênero.

O encontro será aberto, às 14h30 desta segunda-feira (11/6), por Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil; Francisco Gaetani, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Claudia Gintersdorfer, representante da Delegação da União Europeia no Brasil; Nils Martin Gunneng, embaixador da Noruega no Brasil; Salete Valesan, diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Brasil (Flacso); Francisco Velázquez, secretário geral do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento; e Kilvia Teixeira, diretora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

Em seguida, acontecerão os lançamentos do Projeto de Cooperação Enap – ONU Mulheres e da capacitação em Gênero da Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas – EIAPP/CLAD.

Poder e democracia em debate – “Mulheres em espaços de poder e decisão” é o assunto da conferência de abertura de Line Bareiro, consultora da ONU Mulheres para Américas e Caribe, professora do Programa Regional de Formação em Gênero e Políticas Públicas – PRIGEPP/FLACSO-Argentina e ex-integrante do Comitê CEDAW (Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres).

Na sequência, “Despatriarcalização do Estado: um caminho para a democracia paritária” será abordado em talk show mediado por Kenia Maria, defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, e exposições de Joanna Burigo, da Casa da Mãe Joanna; Benedito Medrado, do Instituto Papai; Per-Arne Hjelmborn, embaixador da Suécia no Brasil; e Charô Nunes, editora do Blogueiras Negras.

No final das atividades do primeiro dia, será inaugurada a exposição “Igualdade de gênero, avançamos bastante – não?”, organizada pela Embaixada da Suécia.

Cinco mesas estão programadas para o segundo dia do seminário internacional: duas pela manhã e três na tarde de terça-feira (12/6). A primeira delas tratará do “Panorama da representação de mulheres na América Latina e Europa”, a partir das 9h, com exposições de Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (NEPEM/UFMG), e Sigrun Marie Moss, pesquisadora da Universidade de Oslo/Noruega, e mediação de Iara Alves, diretora de Formação Profissional e Especialização e integrante do Comitê de Gênero da Enap.

Em seguida, “Criação, implementação e cumprimento de legislação para a equidade da representação de mulheres no Legislativo e Executivo” é o assunto a ser discutido por Luciana Lóssio, advogada e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Maria Leissner, embaixadora, ex-líder do Partido Liberal Sueco e ex-parlamentar; Katia Uriona, presidenta do Tribunal Eleitoral da Bolívia; e Rejane Sénac, presidenta da Comissão de Paridade Política no Alto Conselho para a Igualdade entre os Homens e as Mulheres da França, com mediação de Carolina Tokarski, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e integrante do Comitê de Gênero da Enap.

As atividadades serão retomadas à tarde, a partir das 14h, com a mesa “Fatores que determinam a sub-representação das mulheres na política”. A questão será conduzida por Maryan Abdulkarim, escritora finlandesa; Creuza de Oliveira, secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil; e Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil; sob a coordenação de Camile Mesquita, diretora de Gestão Interna e integrante do Comitê de Gênero da Enap.

A paridade de gênero na política local será abordada na mesa “ODS 5 – Como chegar a cidades 50-50 até 2030?”, com exposições de Ermelinda Melo, do Consórcio de Mulheres das Gerais; Ana Gabriela Fernández, vice-diretora da Flacso Uruguai; Lea Friedberg, membro do Conselho do Centro Dinamarquês de Pesquisa e Informação sobre Igualdade e Diversidade de Gênero; Jacira Melo, diretora Executiva do Instituto Patrícia Galvão, com coordenação de mesa por Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

A última atividade da programação é a conferência de encerramento “Violência Política”, que será apresentada por Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM-UFMG).


Seminário Internacional Equidade de Gênero: Representação Política de Mulheres – Diálogo Países Nórdicos, Brasil e América Latina

Data: 11 e 12 de junho de 2018
Local: Enap (SAIS – Área 2ª) – Brasília/DF

 

Especialistas latino americanas e de países Nórdicos discutem representação política das mulheres, a partir desta 2ª feira, em Brasília/planeta 50 50 participacao politica onu mulheres ods noticias kenia maria igualdade de genero direitosdasmulheres