• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

FIFA e ONU Mulheres assinam compromisso para a promoção da igualdade de gênero no esporte



10.06.2019


Cooperação foi firmada poucas horas antes do jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino. As três principais áreas conjuntas de trabalho do memorando são: o desenvolvimento de políticas esportivas; a promoção e o apoio de projetos sustentáveis que ajudarão a criar um legado duradouro para a mudança cultural e empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo; e ações de comunicação para aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero por meio do esporte

 

FIFA e ONU Mulheres assinam compromisso para a promoção da igualdade de gênero no esporte/uma vitoria leva a outra planeta 50 50 phumzile mlambo ngcuka onu mulheres noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Gianni Infantino, presidente da FIFA, e Phumzile MIambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, assinam um Memorando de Entendimento durante a Convenção de Futebol Feminino da FIFA na Paris
Foto: Mike Hewitt – FIFA via Getty Images

 

O primeiro memorando de entendimento entre a FIFA e a ONU Mulheres foi assinado, no dia 7 de junho de 2019, pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e pela diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, durante a Convenção de Futebol Feminino da FIFA, poucas horas antes do jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

“Este é um momento significativo para a FIFA, pois somamos forças com a ONU Mulheres para realizar a igualdade de gênero para mulheres dentro e fora de campo”, disse Infantino. “Juntos, vamos aumentar a conscientização sobre o futebol feminino e seu impacto em termos de saúde, empoderamento e modelos positivos para mulheres e meninas em todo o mundo”.

O Memorando de Entendimento proporcionará uma estrutura sólida para o fortalecimento e o desenvolvimento de sinergias entre a FIFA e a ONU Mulheres. Ambas as organizações trabalharão em estreita colaboração com autoridades públicas, organizações internacionais, setor privado e organizações de mídia e esportes para tornar o futebol mais acessível a mulheres e meninas e disseminar conteúdos esportivos diversos para promover a igualdade de gênero.

Os grandes eventos esportivos também serão aproveitados para proporcionar um legado de mudanças positivas nos níveis social, político e econômico, a fim de desafiar formas persistentes de discriminação e estereótipos que atrasam o progresso de todas e todos.

“A ONU Mulheres e a FIFA estão empenhadas em nivelar as oportunidades para mulheres e meninas, utilizando o apelo de massa do futebol para trazer mudanças positivas ao redor do mundo. Estamos confiantes de que essa parceria fará uma diferença real para a eliminação da desigualdade de gênero que vemos atualmente em todos os esportes e em toda a sociedade, sabendo que os benefícios disso são para todos”, disse a diretora executiva da ONU Mulheres.

As três principais áreas conjuntas de trabalho do memorando são: o desenvolvimento de políticas esportivas; a promoção e o apoio de projetos sustentáveis que ajudarão a criar um legado duradouro para a mudança cultural e empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo; e ações de comunicação para aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero por meio do esporte, contando com o apoio, por exemplo, das lendas da FIFA e das Embaixadoras da Boa Vontade da ONU Mulheres, bem como de grandes torneios.

A Convenção da FIFA sobre Futebol Feminino, onde ocorreu a assinatura do Memorando de Entendimento, reuniu líderes do mundo do esporte e da política para discutir questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento do futebol feminino e aos benefícios sociais do futebol para mulheres e meninas em todo o mundo.