• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial faz reuniões com a ONU Brasil



15.05.2017


Na pauta: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e Década Internacional de Afrodescendentes

Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial faz reuniões com a ONU Brasil/

Integrantes do Fopir com parte do Grupo Assessor de Gênero, Raça e Etnia da ONU Brasil
Foto: UNFPA/Ana Cunha

A Década Internacional de Afrodescendentes foi o tema principal de reuniões do Fórum Permanente pela Promoção da Igualdade Racial (Fopir) com o Sistema das Nações Unidas no Brasil, ocorridas em 11 de maio, em Brasília. Representado por Maria Aparecida Bento, Tatiane Ferreira e Luana Natielle, o Fopir fez apresentação da coalização da sociedade civil, criada em novembro de 2016, com foco no enfrentamento ao racismo e ao sexismo e na defesa de políticas de igualdade racial e de gênero. Dentre os públicos prioritários do Fopir, estão mulheres negras e juventude negra.

Após encontro com dirigentes das agências da ONU Brasil, o Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia foi mobilizado para dar continuidade à interlocução com o Fopir. Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil e líder do Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia, assinalou a inclusão dos direitos das mulheres negras no último documento da 61ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), de março deste ano, como um resultado da participação das afro-brasileiras nesse fórum intergovernamental.

“A declaração final da CSW reitera a responsabilidade de os Estados-Membros da ONU desenvolverem políticas para as mulheres com recorte racial, incluindo o empoderamento econômico das mulheres negras, além da janela de oportunidade que a Década Internacional de Afrodescendentes traz para os esforços políticos para a eliminação do racismo e da discriminação racial”, considerou Nadine Gasman.

 

Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial faz reuniões com a ONU Brasil/

Nadine Gasman (à esquerda), da ONU Mulheres Brasil, frisou participação das mulheres negras na 61ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

Maria Aparecida Bento, do Fopir, destacou a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e a Década Internacional de Afrodescendentes. “É preciso abrir o mercado de trabalho para as mulheres negras, que estão se qualificando e encontram um mercado de trabalho ainda fechado. Nesse sentido, queremos saber como os Princípios de Empoderamento das Mulheres estão incorporando a dimensão racial. Sobre a juventude negra, vimos melhoria nos indicadores na área de educação. Contudo, maior evasão e desempenho mais baixo são variáveis que não mudaram nos últimos 15 anos”, disse Maria Aparecida Bento.

A gerente de Programas da ONU Mulheres Ana Carolina Querino salientou o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021, o qual foi desenvolvido com o governo brasileiro e tem como eixos transversais o enfrentamento do sexismo e do racismo. Apontou a que um dos focos prioritários do Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia da ONU Brasil é assessorar tecnicamente para promover a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incorporando a perspectiva racial, de forma a dar visibilidade a esta que é uma desigualdade estruturante no país. “Um dos focos do Grupo Temático é trabalhar em parceria com o Grupo Assessor para a Agenda 2030 para promover a localização dos ODS com perspectiva racial”, informa Ana Carolina ao se referir ao trabalho da ONU com o governo brasileiro.

Desigualdades sociorraciais – O Fopir é uma coalização de organizações antirracistas que tem como propósito desenvolver estratégias e ações de diagnóstico, mobilização, comunicação e incidência política capazes de deflagrar um debate amplo e democrático em prol do enfrentamento do racismo e do sexismo e na defesa das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero. Tem foco nas questões de juventude negra e mulheres negras. Em dezembro de 2016, período do seu lançamento, o Fopir teve audiência na ONU, em Brasília, para entrega do documento Análise de Conjuntura do Estado brasileiro e as desigualdades sociorraciais no século XXI.

Fazem parte do Fopir: Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisas Negras (APNs), Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Associação Redes de Desenvolvimento da Maré / Redes da Maré, Baobá – Fundo para a Equidade Racial, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (IPEAFRO), Observatório de Favelas – OF e ODARA – Instituto da Mulher Negra.