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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Instituto Coca-Cola Brasil e ONU Mulheres promovem igualdade de gênero em comunidades de baixa renda no país



12.04.2016


Jovens em preparação para entrada no mercado de trabalho, empreendedoras e membros de cooperativas de materiais recicláveis participaram de oficinas de capacitação sobre gênero em 24 estados e no Distrito Federal

Acesse abaixo alguns produtos desenvolvidos pela parceira Instituto Coca-Cola e ONU Mulheres:

Vídeos direitos humanos, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres

Cartilha Princípios de Empoderamento das Mulheres | Guia da Empreendedora | I Manual de Compras Sustentáveis

Instituto Coca Cola Brasil e ONU Mulheres promovem igualdade de gênero em comunidades de baixa renda no país/

22 mil mulheres e 13 mil homens participaram de oficinas de capacitação sobre gênero em 24 estados e no Distrito Federal

Mais de 20 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda do Brasil atendidos por oficinas de capacitação sobre igualdade de gênero. Este é o resultado da parceria de três anos entre a ONU Mulheres e o Instituto Coca-Cola Brasil sobre empoderamento econômico, apresentado no 9º Congresso GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Empresas), em São Paulo.

As oficinas, que impactaram 35 mil moradores de comunidades de baixa renda – entre 22 mil mulheres e 13 mil homens -, aconteceram em 24 estados e do Distrito Federal em três áreas: reciclagem, empreendedorismo, e varejo. O público mobilizado foi composto por empreendedoras, jovens em preparação para entrada no mercado de trabalho e membros de cooperativas de materiais recicláveis. Iniciativa semelhante está em desenvolvimento na África do Sul e no Egito.

A parceria envolveu a plataforma Coletivo Coca-Cola, voltada ao fortalecimento comunitário e à geração de renda nas comunidades, sob a gestão do Instituto Coca-Cola Brasil. A ONU Mulheres agregou perspectivas de igualdade de gênero, empoderamento feminino, direitos humanos e facilitação nos currículos de treinamento e ferramentas de monitoramento do Instituto Coca-Cola Brasil.

“Como eixo social da Coca-Cola Brasil, o Instituto juntou a sua expertise com comunidades e esforços com os da ONU Mulheres. Construímos maneiras inovadoras de mudar a realidade de comunidades de baixa renda. Alcançamos resultados surpreendentes e percebemos o potencial de setores corporativos ligados à iniciativa privada mobilizarem atenção e investimentos para o empoderamento econômico das mulheres e das comunidades. Temos uma rota e convidamos outras corporações a seguirem conosco em favor dos direitos das mulheres”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Incentivo a negócios locais
– Entre os conteúdos abordados nas oficinas sobre empreendedorismo e igualdade de gênero, destacam-se: procedimentos de criação, legalização e gerenciamento eficiente de negócios próprios e coletivos, e gestão de recursos. Por meio da colaboração das mulheres, foi elaborado o Guia de Formalização Fácil para Empreendedoras e levantados insumos sobre gênero, raça e etnia para o Manual de Compras Sustentáveis, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), composto por mais de 70 grandes grupos empresariais do país, entre eles a Coca-Cola. Para a facilitação das oficinas, o Instituto Coca-Cola e a ONU Mulheres produziram três vídeos educativos, com o apoio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), sobre direitos humanos, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Os audiovisuais despertaram debates e reflexões sobre as relações cotidianas, as divisões de tarefas no ambiente doméstico e familiar, a ação das desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na comunicação.

Igualdade de gênero nas comunidades – Apesar de estarem focadas no empoderamento econômico das mulheres, as oficinas tiveram a participação de 13 mil homens dos Coletivos de Reciclagem e Varejo. “Considerando que a maioria dos homens são parte da mesma família ou comunidade das mulheres beneficiárias, eles têm o potencial de apoiar uma mudança social e de comportamento em comunidades e baixo poder econômico em favor dos direitos das mulheres”, acrescenta Nadine Gasman.

Influenciadora global
– A Coca-Cola estabeleceu, em 2012, uma aliança estratégica global com a ONU Mulheres para o empoderamento econômico das mulheres no mundo, relacionada com sua estratégia 5by20, que prevê o empoderamento de cinco milhões de mulheres em sua cadeia de valor até 2020. Dentre os compromissos, estão a influência da empresa na sua cadeia de valor e a promoção de iniciativas para quebrar as barreiras impostas às empreendedoras de pequenos negócios. A Coca-Cola é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres e do Pacto Global e membro do Conselho Assessor de Liderança do Setor Privado da ONU Mulheres.

“Acreditamos que as empresas podem e devem atuar para além das fronteiras de suas políticas de recursos humanos, para além das paredes de seus escritórios e fábricas, como agentes incentivadores de transformações que rompam os padrões culturais e tornem a sociedade mais justa e igualitária. É por isso que essa parceria com a ONU Mulheres tem um papel tão importante para a promoção do empoderamento socioeconômico das mulheres em comunidades de todo o Brasil”, declarou Daniela Redondo, Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola.

Nota aos editores:
WEPs – Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em Inglês) compõem um conjunto de sete medidas a serem adotadas pelas empresas para influenciar colaboradoras e colaboradores, fornecedores, clientes e setor produtivo em prol dos direitos das mulheres. A iniciativa é desenvolvida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global. Por meio da parceria entre a ONU Mulheres e o Instituto Coca-Cola foi elaborada a Cartilha dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Para fazer o download em pdf, clique aqui.

Congresso GIFE – Trata-se do principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. O evento reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, proporcionando um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências.

Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 130 mil pessoas em 550 comunidades do país.

ONU Mulheres – A ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas pela Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Exerce um papel de liderança global em prol das mulheres e meninas de todo o mundo para que tenham direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, colocando a igualdade de gênero como um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. A ONU Mulheres apoia os Estados-membros da ONU no estabelecimento de padrões globais para alcançar essa igualdade, trabalhando junto aos governos e à sociedade civil para formular leis, políticas, programas e serviços necessários à implementação desses padrões.

Contato: onumulheres@unwomen.org