• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Lideranças empresariais se reúnem, nesta 3ª feira (24/3), para discutir Princípios de Empoderamento das Mulheres



23.03.2015


Em São Paulo, encontro centrará debate sobre sete princípios para empoderar mulheres e promover a igualdade de gênero nas empresas. Plataforma foi estabelecida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global

 Lideranças empresariais se reúnem, nesta 3ª feira (24/3), para discutir Princípios de Empoderamento das Mulheres/

Despertar o interesse de empresas em alocar a energia líder que exercem no mercado para o empoderamento de mulheres e a promoção da igualdade de gênero, influenciando positivamente setores da economia e a rede de consumidoras e consumidores, fornecedores e parceiros. Esse é o objetivo dos WEPs – Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres), elaborados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU. No Brasil, 73 empresas já aderiram à proposta – a mais recente delas é a Renault – e outras nove estão na etapa final de formalização do engajamento. No mundo, são mais de 900 corporações envolvidas com a proposta.

Nesta terça-feira (24/3), cerca de 70 representantes de empresas participarão do “Encontro WEPs Brasil”, em São Paulo. O evento será aberto, às 9h, pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman; pela vice-presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Denise Hills; e pela gerente executiva da Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Kátia Maria Bastos.

“A ONU Mulheres vem chamando para a ação a comunidade internacional de forma a intensificar os esforços para atingir o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero até 2030. Para o setor privado, isso significa reconhecer o seu papel e assumir a liderança para acelerar ações concretas de valorização do trabalho das mulheres em termos de presença em cargos executivos, igualdade de remuneração e correção de privilégios que têm garantido aos homens as melhores condições para o acesso e o desenvolvimento de carreiras”, afirma a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

No encontro, serão abordados os seguintes assuntos: igualdade de gênero e raça no mundo do trabalho, compromisso da alta liderança para a equidade de gênero, rodada de boas práticas sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres, mensuração de resultados e a experiência do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do governo federal. Os temas serão expostos pela Itaipu Binacional, KPMG, Ernst & Young, Dow, Grupo Boticário, Whirlpool, Renault, Talenses e PNUD. Haverá, ainda, participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e de pesquisadora do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Equidade corporativa – Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

São eles: 1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; 4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; 5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.