• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Maracanã recebe refugiados para Futebol das Nações na próxima terça (25)



21.08.2015


Projeto Futebol das Nações promove a integração dos refugiados no Brasil e proporciona um espaço de debate sobre temas relacionados à inserção dessas pessoas na sociedade, como preconceito, acesso ao mercado de trabalho, igualdade de gênero, violência contra as mulheres e até mesmo o ensino da língua portuguesa

 

O Maracanã recebe cerca de 20 refugiados de diversos países, na terça-feira (25/8), para o lançamento do “Futebol das Nações”, projeto que promove a integração de refugiados no Brasil. A Tribuna de Honra do estádio será o palco da cerimônia, a partir das 10h, que contará com a presença do presidente do Maracanã, Sinval Andrade, do diretor executivo da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Cândido Feliciano, do representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez, e a consultora sênior da ONU Mulheres Brasil, Júnia Puglia. Logo depois, os participantes disputarão uma partida de Futebol3 no campo do Templo do Futebol.

O projeto Futebol das Nações promove a integração dos refugiados no Brasil e proporciona um espaço de debate sobre temas relacionados à inserção dessas pessoas na sociedade, como preconceito, acesso ao mercado de trabalho, igualdade de gênero, violência contra as mulheres e até mesmo o ensino da língua portuguesa. A iniciativa é uma parceria do Maracanã e da Caritas Rio, com apoio do ACNUR e da ONU Mulheres.

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil abriga um número recorde de aproximadamente 8,5 mil refugiados de 81 nações diferentes. Em 2014, o país recebeu mais de 12 mil solicitações de refúgio. A Caritas Rio, vinculada à Igreja Católica, atua de forma laica na proteção, integração e promoção social dos refugiados desde 1976, e é uma das instituições da sociedade civil organizada que atendem esta população.

 

Maracanã recebe refugiados para Futebol das Nações na próxima terça (25)/

Principal estádio brasileiro abre espaço para questão humanitária

 

Futebol3 – A metodologia do Futebol3 foi desenvolvida pela ONG streetfootballword e prevê o uso do futebol como instrumento de transformação em três tempos: no primeiro, os jogadores conversam e definem as regras da partida; no segundo, é o jogo em si; e no terceiro, voltam a se reunir para uma roda de discussão sobre o que aconteceu em campo. É nesse momento que se trabalham as diferenças, expectativas e sentimentos dos participantes. No Futebol3, os gols valem tanto quanto o respeito às regras determinadas, o fair play e o diálogo entre os participantes.
Lançamento do projeto “Futebol das Nações: mudando as regras para mudar o mundo”
Data: 25/8
Hora: a partir das 10h
Local: Tribuna de Honra do Maracanã
Endereço: Av. Radial Oeste, s/nº – Portão 2 – Rio de Janeiro/RJ