• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

‘Meninos que foram expostos à violência são três vezes mais propensos a usar violência contra suas parceiras no futuro’, diz ONU



28.08.2015


Para diretora da ONU Mulheres, a violência contra mulheres é a pior manifestação da desigualdade de gênero. Se você também é a favor da igualdade de gênero, assine o marco Eles por Elas e mostre que você faz parte dessa campanha da ONU utilizando a hashtag #elesporelas nas redes sociais! 

Meninos que foram expostos à violência são três vezes mais propensos a usar violência contra suas parceiras no futuro, diz ONU/

Faça parte do movimento #ElesPorElas em solidariedade à igualdade de gênero

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU

Desde julho, a campanha UNiTE do secretário-geral da ONU para eliminar a violência contra as mulheres proclamou o dia 25 de cada mês como o Dia Laranja. Nessa data, em todos os meses, as Nações Unidas promovem o uso da cor laranja como sinal de solidariedade às vítimas de violência de gênero. As atividades implementadas neste dia por escritórios da ONU em diferentes países e organizações da sociedade civil destacam questões relevantes à prevenção e à eliminação da violência a mulheres e meninas.
Oficialmente, o dia 25 de novembro é o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres. Nesse dia, em 2014, a sede da ONU e o Empire State Building, um marco na paisagem de Nova York, foram iluminados com luzes de cor laranja, representando a luta pelo fim da violência.

Em um evento na ONU em março desde ano, a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou que a “violência contra mulheres é a pior manifestação da desigualdade de gênero”. Ela disse que violência e práticas nocivas contra mulheres e meninas tomam muitas formas. Entre as citadas pela diretora-executiva estão o feminicídio, o homicídio de mulheres por questões de gênero, violência doméstica, violência sexual em áreas de conflito, tráfico de mulheres e meninas, casamento precoce forçado, tortura psicológica e mutilação genital feminina.

Na ocasião, a chefe da agência declarou que os efeitos desta violência “são sentidos através das sociedades e de geração a geração”.

Ela disse ainda que estudos mostraram que “meninos que foram expostos à violência são três vezes mais propensos a usar violência contra suas parceiras no futuro”.

Segundo dados da agência do ano passado, em todo o mundo, mais de 700 milhões de mulheres se casaram antes da maioridade. Deste total, 250 milhões tinham menos de 15 anos de idade.

Se você também é a favor da igualdade de gênero, assine o marco Eles por Elas e mostre que você faz parte dessa campanha da ONU utilizando a hashtag #elesporelas nas redes sociais!